Metodologias em Relações Internacionais
Objetivos
Esta UC tem quatro grandes objectivos: (a) adquirir conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à tese de doutoramento; (b) transmitir conhecimentos e compreensão das principais opções técnicas disponíveis para a investigação em Relações Internacionais, adequadas à preparação da tese; (c) desenvolver capacidades para estruturar e gerir projectos de investigação; e (d) dotar o Doutorando de capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
Caracterização geral
Código
7373218100
Créditos
10.0
Professor responsável
Teresa Maria Ferreira Rodrigues
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
-Bennett, Andrew & Colin Elman (2007) \"Case Study Methods in the International Relations Subfield\". In Comparative Political Studies 40 (2) : 170-195.
-Collier, David org (2008) Handbook of Political Methodology. Oxford : OUP.
-Delanty, Gerard & Piet Strydom (2003) Philosophies of Social Science: The Classic and Contemporary Readings. Maidenhead, England: Open University.
-Della Porta, Donatella & Michael Keating (2008) Approaches and methodologies in the social sciences. Cambridge: Cambridge University Press.
-Lebow, Richard Ned & Mark Irving Lichbach (2007) Theory and evidence in comparative politics and international relations. New York: Palgrave Macmillan.
-Parsons, Craig (2007) How to Map Arguments in Political Science. Oxford : OUP.
Método de ensino
O seminário está vocacionado para a investigação empírica, o que lhe confere um carácter tendencialmente prático. Este propósito reflecte-se na avaliação individual, dividida em vários itens e momentos.
Método de avaliação
Apresentação de trabalho de investigação individual (30%), Entrega de um Resumo Executivo e Assiduidade e participação nas sessões(20%), Relatório Escrito de acordo com o Modelo da FCSH(50%)
Conteúdo
O seminário está dividido em sessões semanais. Em cada uma apresenta-se a informação e metodologias consideradas relevantes para que os estudantes aprofundem: (a) parâmetros de investigação especializada na área científica de Relações Internacionais; (b) análise de modelos disponíveis e testados das diferentes áreas de especialização de Relações Internacionais;
(c) opções técnicas disponíveis para a investigação em Relações Internacionais, bem como capacidade para as aplicar em projectos de investigação; e (d) capacidade de estruturação da tese de Doutoramento.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: