Teorias Antropológicas
Objetivos
1. Introduzir os estudantes às grandes linhas de desenvolvimento teórico da antropologia.
2. Situar os alunos por referência a algumas das preocupações centrais da antropologia contemporânea.
3. Desenvolver a capacidade de exame crítico da relação entre etnografia e interpretação teórica em antropologia.
4. Sensibilizar os estudantes para alguns debates emergentes na antropologia contemporânea.
Caracterização geral
Código
722001097
Créditos
10.0
Professor responsável
João Aires de Freitas Leal
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
DESCOLA, Phillipe, 2005, Par-Delà Nature et Culture, Paris, Gallimard.
LATOUR, Bruno, 2005, Reassembling the Social. An Introduction to Actor-Network Theory, Oxford, Oxford University Press
ORTNER, Sherry, 2006, “Power and Projetcs. Reflections on Agency”, Anthropology and Social Theory, Culture, Power and the Acting Subject, Durham. Duke University Press, 129-153.
STOCKING Jr., George, 1992, “Paradigmatic Traditions in the History of Anthropology”, The Ethnographer’s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Madison, The University of Wisconsin Press, 342-361.
TSING, Anna L, 2005, Friction. An Ethnography of Global Connection, Princeton, Princeton University Press.
Método de ensino
A u.c. apresenta uma metodologia teórico-prática, privilegiando aulas centradas na apresentação e discussão pelos estudantes de textos de referência, seguidas de uma parte mais expositiva a cargo do docente.
Método de avaliação
A avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão oral de textos por parte dos estudantes e sobre a apresentação de um ensaio escrito onde os estudantes deverão expandir e articular os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.(100%)
Conteúdo
1. A antropologia moderna: consolidação, desenvolvimentos críticos e crise. A situação actual.
2. A antropologia contemporânea: uma antropologia situada; uma antropologia das práticas; uma antropologia crítica, uma antropologia aberta.
3. O método etnográfico: linhas fundadoras e novos desafios.
4. Debates contemporâneos. Ontologias e cosmologias. As novas figuras do social.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: