Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues
Objetivos
a) Compreender a complexidade e pluralidade de contextos multilingues;
b) Conhecer a legislação sobre multilinguismo e educação em contextos multilingues;
c) Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues;
d) Desenvolver estratégias promotoras de desenvolvimento multilinguístico equilibrado;
e) Compreender as dificuldades de diagnóstico de perturbações da linguagem em crianças multilingues.
Caracterização geral
Código
722131102
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
- Abello-Contesse, C. et al., eds. 2013. Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Bristol: Multilingual Matters;
- Armon-Lotem, S., J. de Jong & N. Meir, eds. 2015. Assessing Multilingual Children. Disentangling Bilingualism from Language Impairment. Bristol: MM;
- Bhatjia, T.K. & W.C. Ritchie, eds. 2012. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell, 2ª ed;
- Baker, C. 2011. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. Bristol: Multilingual Matters. 5ª ed;
- Bialystok, E. 2001. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. New York: Cambridge University Press;
- De Houwer, A. 2009. Bilingual First Language Acquisition. Bristol: Multilingual Matters;
- Edwards, J. 1994. Multilingualism. London: Routledge. Edwards, J. 2009. Language Diversity in the Classroom. Bristol: Multilingual Matters;
- Thomas, W. & V. Collier. 1997. School effectiveness for language minority students. Washington, D. C. National Clearinghouse for Bilingual Education.
Método de ensino
Método de avaliação
Apresentação de um trabalho de investigação: - trabalho escrito.(60%), Apresentação oral e discussão do trabalho.(10%), Pequenos trabalhos realizados ao longo do semestre.(30%)
Conteúdo
1. Conceitos de bilinguismo e multilinguismo; caracterização de diferentes contextos de bilinguismo e multilinguismo;
2. Multilinguismo e políticas de língua: legislação e documentos orientadores sobre direitos linguísticos e educação multilingue;
3. Desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue: caracterização;
4. Multilinguismo e educação: práticas integradoras 5. Multilinguismo e perturbações da linguagem.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: