Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues

Objetivos

a) Compreender a complexidade e pluralidade de contextos multilingues;

b) Conhecer a legislação sobre multilinguismo e educação em contextos multilingues;

c) Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues;

d) Desenvolver estratégias promotoras de desenvolvimento multilinguístico equilibrado;

e) Compreender as dificuldades de diagnóstico de perturbações da linguagem em crianças multilingues.

Caracterização geral

Código

722131102

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a

Bibliografia

  • Abello-Contesse, C. et al., eds. 2013. Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Bristol: Multilingual Matters;
  • Armon-Lotem, S., J. de Jong & N. Meir, eds. 2015. Assessing Multilingual Children. Disentangling Bilingualism from Language Impairment. Bristol: MM;
  • Bhatjia, T.K. & W.C. Ritchie, eds. 2012. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell, 2ª ed;
  • Baker, C. 2011. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. Bristol: Multilingual Matters. 5ª ed;
  • Bialystok, E. 2001. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. New York: Cambridge University Press;
  • De Houwer, A. 2009. Bilingual First Language Acquisition. Bristol: Multilingual Matters;
  • Edwards, J. 1994. Multilingualism. London: Routledge. Edwards, J. 2009. Language Diversity in the Classroom. Bristol: Multilingual Matters;
  • Thomas, W. & V. Collier. 1997. School effectiveness for language minority students. Washington, D. C. National Clearinghouse for Bilingual Education.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática (60%-40%), com uma forte componente participativa da parte dos alunos. A componente prática incluirá a descrição e a análise de estudos de caso, e a apresentação e discussão de textos e de trabalhos dos alunos. 

Método de avaliação

Apresentação de um trabalho de investigação: - trabalho escrito.(60%), Apresentação oral e discussão do trabalho.(10%), Pequenos trabalhos realizados ao longo do semestre.(30%)

Conteúdo

1. Conceitos de bilinguismo e multilinguismo; caracterização de diferentes contextos de bilinguismo e multilinguismo;

2. Multilinguismo e políticas de língua: legislação e documentos orientadores sobre direitos linguísticos e educação multilingue;

3. Desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue: caracterização;

4. Multilinguismo e educação: práticas integradoras 5. Multilinguismo e perturbações da linguagem.