Aquisição de Língua Segunda
Objetivos
a) Aprofundar o conhecimento de modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Língua Segunda
b) Adquirir competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas na área
c) Desenvolver a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos, assim como as conclusões resultantes da pesquisa e reflexão autónomas, defendendo-as de uma forma clara e bem argumentada
d) Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos e os instrumentos metodológicos adquiridos na realização de um trabalho de investigação na área de Aquisição de Língua Segunda
Caracterização geral
Código
722131105
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
Doughty, C. & C. Long (eds) (2003) The Handbook of Second Language Acquisition. Blackwell.
Geeslin, K. (2014) (ed.) The Handbook of Spanish Second Language Acquisition. Wiley-Blackwell.
Herschensohn, J. & M. Young-Scholten (eds) (2013) The Cambridge Handbook of Second Language Acquisition. CUP.
Mackey, A. & S.M. Gass (eds.) (2012) Research Methods in Second Language Acquisition: A Practical Guide. Wiley-Blackwell.
Montrul, S. (2004) The Acquisition of Spanish: Morphosyntactic development in monolingual and bilingual L1 acquisition and adult L2 acquisition. John Benjamins.
Pires, A. & J. Rothman (eds) (2009) Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. De Gruyter.
Slabakova, R. (2016) Second Language Acquisition. OUP.
White, L. (2003) Second Language Acquisition and Universal Grammar. CUP.
Whong, M., K.-H. Gil & H. Marsden (eds.) (2013) Universal Grammar and the Second Language Classroom. Springer.
Método de ensino
Ensino:
O seminário inclui aulas expositivas e discussão de leituras e dos tópicos em estudo. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
Elaboração de duas fichas de leitura sobre artigos referidos nas aulas(40%), Participação nas discussões das sessões de seminário(15%), Trabalho individual escrito (e apresentado oralmente), apoiado em bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma(45%)
Conteúdo
1. Conceitos-chave e questões de relevo na aquisição de L2.
2. Metodologias de recolha de dados em aquisição de L2.
3. Aquisição e desenvolvimento de L2: a perspetiva generativa.
4. O desenvolvimento do conhecimento lexical e gramatical (morfologia (funcional), sintaxe e semântica).
5. A aquisição de propriedades na interface entre a sintaxe e outros domínios gramaticais e cognitivos.
6. A hipótese do período crítico
7. Aquisição bilingue na infância
8. Aquisição de L3
9. Aquisição de L2 e ensino/aprendizagem de línguas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: