Metodologias de Investigação em Educação

Objetivos

a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Educação;
b) Compreender a evolução dos conceitos gerais de ciência, objectividade, teoria e rigor
c) Compreender as teorias e questões de ética na investigação em ciências da educação
d) Compreender a utilização dos diversos tipos de metodologias (descritivas, experimentais de investigação aplicada, exploratórias e qualitativas) no âmbito da Educação
e) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à investigação na área da Educação
f) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que respeitem as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional
g) Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral
h) Aquisição de competências de pesquisa bibliográfica

Caracterização geral

Código

73221101

Créditos

10.0

Professor responsável

Francisco José Brito Peixoto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bakeman, R., & Gottman, J. M. (1997). Observing interaction: An introduction to sequential analysis (2nd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th ed.). London, New York: Routledge Falmer.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand Oaks: Sage.
Marczyk, G., DeMatteo D., & Festinger, D. (2005). Essentials of research design and methodology. New Jersey: Wiley.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Os discentes são instruídos no sentido de ler antecipadamente a bibliografia recomendada e a participar activamente nas discussões e exercícios a realizar nas aulas

Método de avaliação

Pré-projeto de investigação(50%), Trabalho sobre um relatório de investigação (30%), Trabalhos sobre referências bibliográficas e escrita científica(20%)

Conteúdo

A disponibilizar brevemente