Monografia
Objetivos
- Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Educação;
- Aquisição de competências, aptidões e métodos de investigação em Educação;
- Aquisição de capacidades de concepção e realização de uma investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional;
- Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social em geral, e à área da Educação, em particular;
- Aquisição de competências que permitam comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral na área científica da Educação;
- Aquisição da capacidade de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
- Aquisição de competências que atestem a capacidade de escrever e desenvolver um projeto de investigação em Educação.
Caracterização geral
Código
73221115
Créditos
20.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 560
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Eds. 70
Bogdan, R.; Bilken, S. (2004). Investigação qualitativa e educação uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto Editora
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2000). Research methods in education (Fifth edition ed.). London: RoutledgeFlamer.
Creswell, J. W. (2012). Educational Research. Planing, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4th edition ed.). Boston: Pearson.
Krippendorf, K. (1985). Content analysis. An introduction to its methodology. Beverly Hills, California: SAGE Publications.
Método de ensino
Os conteúdos programáticos serão abordados através da análise e discussão de trabalhos de investigação que envolvam as diferentes fases do desenvolvimento dos projetos em curso. Serão convidados doutorandos em fases mais avançadas do seu trabalho para partilharem a sua experiência com os alunos da UC. Haverá momentos de análise e discussão dos projetos em curso com o objetivo de os tornar mais robustos e consistentes.
Método de avaliação
A avaliação decorre da apresentação do texto da Monografia defendido em prova pública de acordo com o regulamento do Curso. (100%)
Conteúdo
- Elaboração de projetos de investigação
- Revisão da literatura
- Problemas de investigação e sua definição
- Definição de objectivos e questões de investigação
- Opções Metodológicas com aprofundamento das metodologias de investigação usadas
- Redação e defesa do projeto.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: