Seminário de Especialidade em Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Objetivos
Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação,nomeadamente no que diz respeito às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político
Aprofundamento das relações entre a esfera Económica e a esfera Educativa
Aprofundamento das relações entre a esfera Política e a esfera Educativa
A aquisição da capacidade de analisar criticamente,avaliar e sintetizar ideias novas e
complexas relativas à área das Ciências da Educação,nomeadamente no que respeita às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político
Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
Aquisição de competências na comunicação com os pares,a comunidade académica e sociedade em geral sobre questões e problemáticas relativas a Formas de Educação
Contemporâneas e às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político
Caracterização geral
Código
73221104
Créditos
10.0
Professor responsável
José David Gomes Justino
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Trabalhos práticos com base em informação sistematizada fornecida pelo docente. Discussão em aula.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
a) A educação no pensamento contemporâneo: das práticas privadas ao domínio público.
b) Progresso e Nação, ou a educação como motor da mudança social.
c) O Estado e a Educação.
d) A construção dos Sistemas Educativos Contemporâneos
e) A estabilização e crise dos modos de regulação política dos Sistemas Educativos
contemporâneos: Estado, Mercado, e Globalização e as suas relações com o campo educativo, da
segunda metade do século XX aos nossos dias.
f) A influência das alterações dos modos de regulação políticos, económicos e educativos nas
formas de escolarização atuais
g) O estudo do caso Português numa perspectiva comparada: Demografia, Economia, Legitimação
Política, Educação e as suas relações nos séculos XIX e XX.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: