Seminário de Especialidade em Educação, Sociedade e Desenvolvimento

Objetivos

Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação,nomeadamente no que diz respeito às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político
Aprofundamento das relações entre a esfera Económica e a esfera Educativa
Aprofundamento das relações entre a esfera Política e a esfera Educativa
A aquisição da capacidade de analisar criticamente,avaliar e sintetizar ideias novas e
complexas relativas à área das Ciências da Educação,nomeadamente no que respeita às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político
Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
Aquisição de competências na comunicação com os pares,a comunidade académica e sociedade em geral sobre questões e problemáticas relativas a Formas de Educação
Contemporâneas e às suas relações com o Desenvolvimento Social,Económico e Político

Caracterização geral

Código

73221104

Créditos

10.0

Professor responsável

José David Gomes Justino

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Trabalhos práticos com base em informação sistematizada fornecida pelo docente. Discussão em aula.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

a) A educação no pensamento contemporâneo: das práticas privadas ao domínio público.
b) Progresso e Nação, ou a educação como motor da mudança social.
c) O Estado e a Educação.
d) A construção dos Sistemas Educativos Contemporâneos
e) A estabilização e crise dos modos de regulação política dos Sistemas Educativos
contemporâneos: Estado, Mercado, e Globalização e as suas relações com o campo educativo, da
segunda metade do século XX aos nossos dias.
f) A influência das alterações dos modos de regulação políticos, económicos e educativos nas
formas de escolarização atuais
g) O estudo do caso Português numa perspectiva comparada: Demografia, Economia, Legitimação
Política, Educação e as suas relações nos séculos XIX e XX.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: