Música e Sociedade

Objectivos

No fim do seminário, os estudantes devem ser capazes de demonstrar:

a) conhecimento e proficiência de relacionamento com conceitos, instrumentos de pesquisa, literatura científica e teorias apresentadas;

b) capacidade de identificar e trabalhar com problemas de investigação no campo em questão;

c) autonomia crítica e capacidade de recorrer a quadros conceptuais específicos;

d) ter desenvolvido investigação original e aprofundado instrumentos de comunicação de ciência.

Caracterização geral

Código

722021022

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Becker, Howard S. 2008. Art worlds. Berkeley: Chicago University Press.

Bennett, Andy, e Richard A. Peterson (eds). 2004. Music scenes: local, trans-local and virtual. Nashville: Vanderbilt University Press.

DeNora, Tia. 2016. Music-in-action, selected essays in sonic ecology. New York: Routledge.

Martin, Peter J. 2007. Music and the sociological gaze: art worlds and cultural production. Manchester: Manchester University Press. 

Small, Christopher. 1998. Musicking. Hanover, London: Wesleyan University Press.

Método de ensino

Ensino presencial segundo o modelo da aprendizagem ativa. Entre as metodologias utilizadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, trabalho de terreno, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, conceção de projetos de investigação, entre outros.

Método de avaliação

1 Paper (entrega de documento escrito e sua exposição e discussão oral no colóquio da disciplina)(60%), 1 Recensão a apresentar e discutir na aula (e depósito de ficha de leitura no Nónio)(20%), Realização de exercícios, leituras, produção de materiais, presença nas aulas, em debates e em atividades sugeridas(20%)

Conteúdo

Esta unidade curricular pretende aprofundar aspetos do estudo cultural da música como prática e processo social, fomentando a formulação e discussão de problemas em quadros interdisciplinares, no âmbito das ciências sociais e humanas. A unidade curricular é organizada em forma de laboratório em torno de problemas centrais de investigação, selecionados anualmente de acordo com critérios de relevância social e intelectual e tendo em consideração o grupo inscrito. Os percursos individuais e de grupo e os planos de investigação dos estudantes são convocados para o trabalho nas aulas. O programa estimula o relacionamento entre as pesquisas individuais e as missões da unidade curricular.

Temática do seminário 2020 - PERSPETIVAS SOBRE A MÚSICA COMO ATIVIDADE COLETIVA 

Mundos da arte (Becker) e musicking (Small) ação coletiva e cooperação; Recepção como participação: espectador(es), ouvintes, públicos, fãs, consumidores e opinião pública; Crítica musical, jornalismo e opinião pública.