Tendências Recentes da Etnomusicologia

Objectivos

a) Adquirir e desenvolver competências metodológicas e conceptuais de alto nível na área da etnomusicologia;
b) Conhecer de forma aprofundada as principais problemáticas respeitantes à área científica em estudo;
c) Adquirir capacidade para ler, sintetizar e desenvolver um ponto de vista critico sobre a literatura científica na área a etnomusicologia
d) Conhecer de forma aprofundada as principais pesquisas, teóricas, e de terreno, que exploram a relação entre som, música, emoções e saúde

e) Dominar as metodologias actuais de investigação numa perspectiva interdisciplinar, e desenvolver capacidades de apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões académicos.

Caracterização geral

Código

722021030

Créditos

10.0

Professor responsável

João Filipe Soutelo Soeiro de Carvalho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

1) Becker, J.O. (2004). Deep Listeners. Music, Emotion and Trancing. Bloomington : Indiana University Press.
2) Bonini Baraldi, F. (2021). Roma music and emotion. New York: Oxford University Press.
3) Feld, S. (1982). Sound and Sentiment. Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression. Philadelphie : University of Pennsylvania Press.
4) Friedson, Steven. 1996. Dancing Prophets: Musical Experience in Tumbuka Healing. Chicago: University of Chicago Press.
5) Fritz T.H., Jentschke S, Gosselin N, Sammler D, Peretz I, et al. (2009). “Universal recognition of three basic emotions in music.” Current Biology 19: 573–576.
6) Koen, Benjamin; Lloyd, Jacqueline; Barz, Gregory & Karen Brummel-Smith (eds.) (2008). The Oxford Handbook of Medical Ethnomusicology. New York: Oxford University Press.
7) Jankowski, Richard. (2010) Stambeli: Music, Trance, and Alterity in Tunisia (University of Chicago Press, 2010).

Método de ensino

70% de aulas teóricas e 30% de práticas. As aulas práticas realizam-se a partir de apresentações orais pelos alunos dos seus trabalhos individuais, e da subsequente discussão em grupo. É fornecida uma extensa lista de leituras.

Método de avaliação

1) um trabalho escrito a ser discutido com o docente. (50%), 2) uma apresentação oral sobre um dos textos (ensaio ou capítulo de livro) do programa(30%), 3) a participação nas aulas ao longo do semestre.(20%)

Conteúdo

Este curso pretende explorar o tema da relação entre sons, música, emoções humanas, e saúde. O objectivo é demonstrar que o “poder” emocional e curativo da música não é redutível à um mecanismo automático baseado nas leis da acústica, mas é um processo complexo dependente do contexto cultural e do contexto performativo.

Serão abordados tópicos clássicos da etnomusicologia (ritual, transe, healing), assim como questões atuais (embodiment, entrainment, empatia). Será dada preferência à abordagem interdisciplinar, nomeadamente explorando a possibilidade de articular a etnografia e as ciências cognitivas. Em particular, serão discutidos criticamente os métodos transculturais utilizados pelos psicólogos para descobrir os universais da emoção musical e serão avançadas propostas alternativas a partir da perspectiva da etnomusicologia comparada actual.