Imagens Identitárias na Arte do século XIX

Objetivos

- Compreender a reivindicação da ´arte portuguesa´ no contexto da afirmação dos nacionalismos políticos e culturais do século XIX;

- Contextualizar o culto do património e a definição dos «Monumentos pátrios»;

- Analisar a emergência e a afirmação do Neo-manuelino como «estilo nacional»;

- Confrontar a questão da «Casa portuguesa» perante os modelos de desenvolvimento arquitectónico de matriz internacional;

- Compreender a importância da pintura naturalista na criação das imagens de Portugal, dominadas pelos valores antropológicos da ruralidade;

- Valorizar a modernidade da obra de Rafael Bordalo Pinheiro;

- Analisar os valores polissémicos da figura do «Zé povinho».

Caracterização geral

Código

722061103

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Raquel Henriques da Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no século XIX, 2 vols. Lisboa: Livraria Bertrand, 3ª ed. 1990 (1ª ed.1966);

LEAL, João, Etnografias Portuguesas (1870-1970). Cultura Popular e Identidade Nacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote,2000;

SILVA, Raquel Henriques da - "Desenhar para rir: a sociedade burguesa ao espelho" in Guia do Museu Bordalo Pinheiro. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2005;

SILVA, Raquel Henriques da - "O naturalismo e o portuguesismo em Pintura" in João Vaz 1859-1931. Um pintor do naturalismo. Lisboa: Instituto Português de Museus/Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2005

Método de ensino

Os seminários serão teórico-práticos, determinando a leitura de textos fundamentais em aula, contando com a participação de especialistas e visitas de estudo relacionadas. Cada aluno elaborará, até à 4ª sessão, o seu projecto pessoal de participação no seminário e o modelo de avaliação seleccionado. Este prevê recensões críticas, relatórios temáticos e/ou trabalho individual de desenvolvimento.

Método de avaliação

Apresentação e discussão das recensões críticas (2/3 pags) de 2 textos pré-definidos (constantes da antologia disponibilizada na plataforma digital da FCSH) e participação nos seminários (40%), apresentação e discussão do ensaio final escrito (60%)

Conteúdo

1. As transformações políticas em Portugal decorrentes da implantação do regime liberal.

2. A extinção dos conventos e o nascimento do patrimonialismo.

3.O Neo-manuelino estilo nacional, entre a ´invenção´ do Manuelino e a sua apropriação simbólica.

4. A «Casa portuguesa» no contexto internacional e nacional de reivindicação da Pátria na arquitectura.

5. A pintura naturalista, entre os modelos europeus e as recriações nacionais, ao serviço da celebração da paisagem e do «Povo».

6. Rafael Bordalo Pinheiro e a emergência das artes industriais; a caricatura como projecto de modernidade.