Questões de Ética Aplicada

Objectivos

A disciplina tem como objectivo promover e desenvolver uma resposta crítica e ponderada a alguns dos desafios éticos e políticos contemporâneos, na sua vertente aplicada. Os alunos são convocados para a discussão de temas práticos em ética e política, a partir de diferentes pontos de vista teóricos, por forma a estimular a reflexão ética em situação. No final do curso, os alunos devem ser capazes de: i) demonstrar uma compreensão clara dos debates em curso, ii) distinguir entre diferentes concepções metodológicas da ética aplicada e entre diferentes teorias éticas, iii) analisar e debater argumentos relevantes a partir das leituras efectuadas.

Caracterização geral

Código

722031058

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Maria Afonso Fernandes Cadilha

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- Ethics in Practice, 4th edtion, ed. Hugh LaFollette (Wiley Blackwell 2014);
- Contemporary Debates in Applied Ethics, 2nd edition, ed. Andrew I. Cohen and Christopher Heath Wellman (Wiley Blackwell 2014);
- A Companion to Applied Ethics, ed. R. Gillespie Frey and Christopher Heath Wellman (Oxford: Blackwell, 2003)

Método de ensino

Exposição de conteúdos, análise e comentário de textos; acompanhamento dos trabalhos individuais.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho final (3000-4000 palavras) previamente proposto ao docente e por este orientado, assim como a apresentação do trabalho na sala de aula (20-25 minutos); ii) as discussões e as apresentações de artigos em sala de aula. A frequência e participação nas aulas, assim como a leitura dos textos recomendados, serão também consideradas.(100%)

Conteúdo

Ética aplicada, meta-ética e teorias normativas.
Os problemas de ética aplicada a abordar incluem: liberdade de expressão, censura e o discurso de ódio; racismo e discriminação positiva; ética da imigração, pobreza e justiça internacional; ética do ambiente, consumo e alterações climáticas; o suicídio assistido e a eutanásia; a ética do 'aperfeiçoamento humano'. As principais teorias éticas a abordar incluem: consequencialismo, ética kantiana, ética das virtudes e teoria do contrato social.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: