Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem no Século XXI

Objetivos educativos

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Caracterização geral

Código DGES

845

Ciclo

Minor

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

A disponibilizar brevemente

Data de abertura

A disponibilizar brevemente

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 1 semestre.
O aluno tem que realizar 30 ECTS: 20 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias e 10 créditos do quadro de opções condicionadas.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a) Possuir o grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; c) Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspetos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722131101 Aquisição e Perturbações da Linguagem 10.0
Opções Condicionadas
Código Nome ECTS
Opções
722131102 Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10