Teoria da Comunicação
Objetivos
A. Conhecer e compreender categorias conceptuais de modo analítico e crítico. B. Saber aplicar as aquisições em situações novas, mobilizando abordagens intersujectivas e interdisciplinares. C. Pensar e resolver problemas com autonomia e fundamentação argumentativa, em exercício de reconhecimento e gestão da pluralidade. D. Recolher, seleccionar e interpretar informação sobre os acontecimentos, sobre investigação científica, sobre debates no espaço público e sobre tendências de desenvolvimento. E. Comunicar informação, ideias e projectos no plano conceptual e no plano prático. F. Desenvolver:
a) Capacidade de análise e síntese;
b) Comunicação oral e escrita;
c) Raciocínio crítico;
d) Aprendizagem autónoma;
e) Capacidade de investigação;
f) Trabalho individual
Caracterização geral
Código
01101661
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Lucília Marcos Moreira da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
RODRIGUES; A. Duarte, Teorias da Comunicação, Lisboa, Fund. Gulbenkian,2012;
MARCOS, Maria Lucília, Princípio relacional e paradigma comunicacional, Lisboa, Colibri, 2007;
MARCOS, Maria Lucília, Sujeito e Comunicação, Porto, Campo das Letras, 2001;
PETERS; John D., Speaking into the Air. A History of the Idea of Communication, Chicago, Ch. Press, 1999;
FOUCAULT, Michel, Surveiller et Punir, Paris, Gallimard, 1975.
Método de ensino
Curso online.
Aulas expositivas e aulas interactivas.
Leitura (prévia e/ou feita na aula) e comentário de textos.
Método de avaliação
Dois trabalhos escritos.(100%)
Conteúdo
I Parte - A comunicação como problema teórico.
1. O objecto comunicação e o paradigma comunicacional 2. Dimensão relacional da experiência humana e lógica da relação 3. Comunicação e linguagem 4. Experiência do mundo e linguagem 5. O verbal e o não-verbal 6. A Pragmática da Comunicação 7. Tradição e modernidade 8. A teorização da comunicação 9. Abordagens teóricas.
II Parte - Questões sobre o tema do sujeito.
1. Subjectividade e alteridade 2. Autonomia do sujeito e uso público da razão 3. Liberdade e controlo.
III Parte - Questões sobre o tema da técnica.
1. Tecno-logia 2. Redes digitais e interacção.
IV Parte - Questões sobre o tema da linguagem.
1. Inscrição do sujeito na língua e processos de subjectivação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: