Teoria da Imagem e da Representação
Objetivos
a) Apreender a complexidade e historicidade da noção de imagem na nossa cultura;
b) Relacionar as transformações teóricas, práticas e tecnológicas no campo da imagem;
c) Identificar problemáticas contemporâneas relacionadas com a imagem;
d) Desenvolvimento das capacidades teóricas e reflexiva e utilização do valor crítico deste tipo de conhecimento.
Caracterização geral
Código
01101746
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
MANOVITCH, Lev, The Language of New Media, Cap. 1 (pp. 18-61); Cap. 4 (pp.176-211); Cap. 6 (286-335), Cambridge, Mass.,MIT Press, 2000
LAVAUD, Laurent, L image. Textes Choisies et présentés, Introd. (pp.11-46) ; Cap I (pp. 49-74); Cap. V (pp. 181-237) Paris, Flammarion, 1999.
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica», in Sobre arte, técnica, linguagem e política, Lisboa, Relógio dÁgua, 1992, pp. 71-113
CRARY, Jonathan, Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990
MITCHELL, W. J., Iconology. Image, Text, Ideology, Chicago, London, The University of Chicago Press, 1986.
Método de ensino
Exposição oral para exploração teórica (70%) do programa
Comentário de textos da bibliografia
Apresentação de material de análise (imagens) (30%)
Método de avaliação
Prova escrita individual(100%)
Conteúdo
1.Imagem e Ideia
Imagem e metafísica
Simulacro e espectralidade
Economia e doutrina do ìcone
2.Imagem e Linguagem
Iconologia : visibilidade / legibilidade
Imagem e representação: Elementos de semiótica da imagem
O Figural
3.Imagem e Técnica
A Perspectiva
Dispositivos ópticos modernos
Imagem digital
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: