Teoria da Imagem e da Representação

Objetivos

a) Apreender a complexidade e historicidade da noção de imagem na nossa cultura; 
b) Relacionar as transformações teóricas, práticas e tecnológicas no campo da imagem; 
c) Identificar problemáticas contemporâneas relacionadas com a imagem; 
d) Desenvolvimento das capacidades teóricas e reflexiva e utilização do valor crítico deste tipo de conhecimento.

Caracterização geral

Código

01101746

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

MANOVITCH, Lev, The Language of New Media, Cap. 1 (pp. 18-61); Cap. 4 (pp.176-211); Cap. 6 (286-335), Cambridge, Mass.,MIT Press, 2000
LAVAUD, Laurent, L image. Textes Choisies et présentés, Introd. (pp.11-46) ; Cap I (pp. 49-74); Cap. V (pp. 181-237) Paris, Flammarion, 1999.
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica», in Sobre arte, técnica, linguagem e política, Lisboa, Relógio d’Água, 1992, pp. 71-113
CRARY, Jonathan, Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990
MITCHELL, W. J., Iconology. Image, Text, Ideology, Chicago, London, The University of Chicago Press, 1986.

Método de ensino

Exposição oral para exploração teórica (70%) do programa
Comentário de textos da bibliografia 
Apresentação de material de análise (imagens) (30%)

Método de avaliação

Prova escrita individual(100%)

Conteúdo

1.Imagem e Ideia
Imagem e metafísica
Simulacro e espectralidade
Economia e doutrina do ìcone
2.Imagem e Linguagem
Iconologia : visibilidade / legibilidade
Imagem e representação: Elementos de semiótica da imagem
O Figural
3.Imagem e Técnica
A Perspectiva
Dispositivos ópticos modernos
Imagem digital