História dos Media
Objetivos
a) Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media
b) Conhecer a génese e evolução dos meios de comunicação
c) Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e da Europa.
d) Analisar o impacto de cada meio na sua respetiva época tanto em Portugal como na Europa
e) Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos
Caracterização geral
Código
01101771
Créditos
6.0
Professor responsável
Celiana de Fátima Alves de Azevedo Bastos, Carla Maria dos Santos Filipe Batista
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
JEANNENEY, Jean-Noël (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional
Método de ensino
Privilegia-se um método misto: exposição e problematização dos assuntos; uso de suporte visuais (quadros, imagens, textos, citações); valorização da participação dos alunos a propósito de textos ou livros previamente anunciados.
Método de avaliação
Frequência(50%), Frequência(50%)
Conteúdo
1.Apresentação da unidade curricular
Programa; Bibliografia;
Metodologia de trabalho em aula
Avaliação/ Calendarização
2. O Conceito de Media
3. Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
4. O livro
5. A imprensa dos primórdios ao século XX
6. O cinema e cultura da imagem
7. A rádio
8. A televisão
9. A “pós-televisão”
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: