História dos Media

Objetivos

a) Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media
b) Conhecer a génese e evolução dos meios de comunicação
c) Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e da Europa.
d) Analisar o impacto de cada meio na sua respetiva época tanto em Portugal como na Europa
e) Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos

Caracterização geral

Código

01101771

Créditos

6.0

Professor responsável

Celiana de Fátima Alves de Azevedo Bastos, Carla Maria dos Santos Filipe Batista

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

JEANNENEY, Jean-Noël (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional

Método de ensino

Privilegia-se um método misto: exposição e problematização dos assuntos; uso de suporte visuais (quadros, imagens, textos, citações); valorização da participação dos alunos a propósito de textos ou livros previamente anunciados.

Método de avaliação

Frequência(50%), Frequência(50%)

Conteúdo

1.Apresentação da unidade curricular

Programa; Bibliografia;

Metodologia de trabalho em aula

Avaliação/ Calendarização

2.            O Conceito de Media

3.            Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo

4.            O livro

5.            A imprensa dos primórdios ao século XX

6.            O cinema e cultura da imagem

7.            A rádio

8.            A televisão

9.            A “pós-televisão”