Comunicação Política

Objetivos

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o papel do jornalismo na presente comunicação política (a sua função, linguagens, quadros de interacção e exigências ético-morais); 
b) Compreenda outras dimensões da linguagem política dos media; (publicidade/advertising político, relações públicas e marketing político); 
c) Domine uma visão global sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas deste domínio de estudos; 
d) Demonstre capacidade de análise crítica e de exposição dos conhecimentos; fundamentais da disciplina (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa); 
e)Demonstre capacidade de leitura crítica de textos fundamentais da disciplina (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias); 
f) Demonstre capacidade de aplicação de conhecimentos em exercícios práticos, quer a nível de trabalhos de pesquisa, quer de práticas profissionais neste âmbito.

Caracterização geral

Código

01101948

Créditos

6.0

Professor responsável

João José Pissarra Nunes Esteves

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

BENNETT, W. Lance e ENTMAN, R. M. (eds.), Mediated Politics: communication in the future of democracy, Cambridge, Cambridge University Press, 2001; 
McNAIR, B., An Introduction to Political Communication, London, Routledge, 1995; 
DENTON, R. E. (ed.), Ethical dimensions of political communication, N. York, Praeger, 1991; 
ALGER, D, The Media and Politics, N. Jersey, Prentice Hall, 1989; 
BLUMLER, J. G. Blumler e GUREVITCH,M, The Crisis of Public Communication, London, Routledge, 1989.

Método de ensino

Exposição dos conteúdos do programa em aula e sua discussão colectiva (problematização e esclarecimento de dúvidas).
* Leitura crítica de um conjunto de textos obrigatórios sob supervisão do docente.
* Correcção individual das provas de avaliação negativas (definição de estratégias de estudo correctivas)
(* actividades realizadas para além do tempo de aulas)

Método de avaliação

Prova escrita individual e presencial - I(50%), proProva escrita individual e presencial - II(50%)

Conteúdo

1.Introdução
-sociedades liberais e democracia - uma perspectiva histórica
-figuras institucionais do Público: espaço público, opinião pública e comunicação pública
-processo democrático e comunicação política
2.Media e Espaço Público
3.Estrutura da Comunicação Política
4.As Linguagens Políticas Especializadas dos Media
5.Eleições e Espectáculo Político
6.Estruturas do Diálogo em Democracia

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: