Géneros Jornalísticos

Objetivos

Pretende-se que o estudante seja capaz de:
a) Estar familiarizado com as regras de construção da linguagem jornalística;
b) Conhecer e aplicar metodologias de investigação em jornalismo, que lhe permitam adquirir os saberes específicos desta profissão;
c) Ser um leitor crítico de jornais, capaz de desconstruir sentidos múltiplos do texto e utilizar criativamente os recursos estilísticos, semânticos e expressivos da linguagem jornalística;
d) Compreender o jornalismo enquanto campo social de mediação;
e) Percepcionar o jornalismo como um campo social, profundamente imbricado em contextos históricos e culturais específicos e relacionar as complexidades do jornalismo contemporâneo com as principais fases de implantação, desenvolvimento e consolidação das diversas tradições jornalísticas.

Caracterização geral

Código

01101980

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria dos Santos Filipe Batista

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ZELIZER, B. (2004), Taking Journalism Seriously, London: Sage Publications; 
SCHUDSON, M. (2003), The Sociology of News, New York: W.W. Norton & Company; 
CHARAUDEAU, P. (1997), Le discourse d’information médiatique, Paris: Nathan; 
BELL, A. (1991), The Language of News Media (5ª ed.), Oxford: Blackwell Publishers; 
CASASÚS, J., & LADEVÈZE, L. N. (1991), Estilo Y Géneros Periodísticos, Barcelona: Ariel.

Método de ensino

Método de ensino teórico-prático (50%- 50%).Exposição das matérias (enquadramentos teóricos; análise de casos). Realização de exercícios que visam testar a capacidade de identificar as características de cada género e discutir criticamente a linguagem jornalística. Trabalho de campo evolutivo e individual, tendo em vista a conclusão da reportagem final de investigação.

Método de avaliação

Frequência escrita(50%), Reportagem de investigação (20 000 caracteres) a desenvolver em várias etapas: sujeição e discussão do projecto; apresentação dos primeiros resultados da ida para o campo e contacto com as fontes de informação; selecção e estruturação da informação; redacção final(50%)

Conteúdo

1.O jornalismo enquanto campo social historicamente construído.
2.A produção jornalística e os sistemas culturais, económicos e políticos.
3.O liberalismo económico e o "quarto poder".
4.A profissionalização dos jornalistas: nascimento de uma profissão.
5.A construção narrativa do jornalismo: os diferentes géneros jornalísticos.
6.Jornalismo literário.
7.Os novos media, o desafio das convenções jornalísticas e a crise de valores. Dilemas do passado, do presente e do futuro do jornalismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: