Jornalismo Televisivo
Objetivos
A disciplina de Jornalismo Televisivo destina-se a apresentar aos alunos as especificidades da ação jornalística em meio televisivo, de modo a que concluída a unidade curricular o aluno esteja apto a:
Apreender as especificidades do jornalismo televisivo sem perder o foco na essência - o próprio jornalismo; compreender as exigências da televisão e o papel das imagens na estruturação da narrativa jornalística; compreender o papel específico do texto (e as suas exigências formais) na sua articulação com os restantes elementos da narrativa jornalística televisiva: imagens, vivos, grafismo, música, sons, respirações, avaliando, igualmente, o papel específico de cada um deles; refletir sobre os efeitos do mercado na ação jornalística quotidiana e discutir soluções que contribuam para ultrapassar os constrangimentos criados; detetar os efeitos específicos do infotainment, das soft news e do sensacionalismo no jornalismo televisivo; promover a criação de um registo crítico permanente.
Caracterização geral
Código
711011072
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
AULETTA, Ken, 2003, Backstory, inside the business of news, Penguin Books.
ANDERSON, Peter .J. e Ward, G., (org), 2007, The Future of Journalism in the Advanced Democracies, Hampshire: Ashgate Publishing.
BREED, Warren, 1955, “Controlo social na redação: uma análise funcional”, in Nelson Traquina, Nelson (org.), Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’, Lisboa, Vega, 1999, 152-167.
CAGÉ, Julia, 2016, Saving the Media, Cambridge, London, The Belknap Press of Harvard University Press.
COELHO, Pedro, 2015, Jornalismo e Mercado, os novos desafios colocados à formação, Livros Labcom, disponível em http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/131.
GOLDBERG, Bernard, 2003, BIAS, a CBS insider exposes how media distort the news, Perennial.
GOMES, Adelino, 2012, Nos bastidores dos telejornais, Lisboa, Tinta da China.
KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom, 2010, Blur, how to know what´s true in the age of information overload, New York, Bloomsbury.
Método de ensino
Promover a participação dos alunos, recomendando, previamente, bibliografia e conteúdos jornalísticos que serão discutidos nas aulas. Fomentar o registo crítico dos alunos através da discussão permanente, centrada no visionamento crítico de conteúdos jornalísticos televisivos já emitidos e na reflexão sobre as práticas quotidianas em ambiente profissional.
Ensino presencial
Método de avaliação
A soma da participação (associada à assiduidade) nas aulas e a concretização, pelos alunos, de exposições e outros trabalhos (previamente agendados)(60%), O trabalho final e a apresentação e discussão do mesmo em sala de aula vale os restantes(40%)
Conteúdo
1. A televisão enquanto plataforma jornalística
2. O papel da imagem e a sua articulação com os restantes elementos da narrativa jornalística televisiva;
3. Discussão crítica de trabalhos jornalísticos televisivos já emitidos;
4. Jornalismo, mercado e novas tecnologias.
5. A organização da redação de TV .