Atelier de Ciberjornalismo

Objetivos

O Atelier de Ciberjornalismo, nas suas competências gerais, visa analisar a expansão e impacto da digitalização na prática jornalística. A unidade curricular visa dotar os estudantes de instrumentos teóricos, conceptuais e práticos que lhes permitam pesquisar informação, com recurso a trabalho de campo original, visando o desenvolvimento de formatos narrativos multimédia aprofundados, suportados pelas potencialidades expressivas da World Wide Web. 

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

1. Compreender as potencialidades expressivas da World Wide Web e como estas possibilitam a emergência de renovados processos de produção jornalística;
2. Conhecer as práticas internacionais de referência do jornalismo multimédia;
3. Pré-produzir, produzir e realizar um projecto de jornalismo multimédia aprofundado (narrativo, contextual ou documental); 
4. Operacionalizar estratégias criativas e ferramentas digitais de produção e de realização multimédia.

Caracterização geral

Código

711011075

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Nuno Gouveia Vicente

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

"Feature and Narrative Storytelling for Multimedia Journalists" (2015), Duy Lih Tu, Focal Press.

"Advancing the Story: Journalism in a Multimedia World" (2015), Debora Halpern Wenger & Deborah Potter, Sage Publications.

"The Principles of Multimedia Journalism: Packaging Digital News" (2015), Richard Hernandez & Jeremy Rue, Routledge.

"DSLR Cinema: Crafting the Film Look with Large Sensor Video Cameras" (2012), Kurt Lancaster, Focal Press.

"Telling True Stories" (2007), Mark Kramer & Wendy Call, Plume.

Método de ensino

A natureza da unidade curricular radica na complementaridade entre “saber-saber” e “saberfazer”, privilegiando-se a complementaridade entre os métodos expositivo, demonstrativo e participativo. 
A apresentação dos conceitos e perspetivas teóricas é feita de forma expositiva, sendo alternada com a realização de exercícios individuais e em subgrupos de apropriação conceptual e técnica. Os resultados de todos os exercícios realizados são analisados oralmente. 
Implementam-se exercícios orientados por objecto, promovendo uma consolidação dos conhecimentos adquiridos, bem como exercícios exploratórios, estimulando um processo de descoberta auto-orientada e de criatividade autoral, essencial para a componente projectual (formato multimédia). 
Em particular no domínio dos exercícios práticos e de projecto final, é privilegiada a orientação tutorial e a resolução de problemas individuais e/ou em subgrupos
Ensino presencial.

Método de avaliação

Desenvolvimento e entrega de projecto multimédia final(50%), Realização de exercícios individuais e em subgrupos(25%), Teste individual(25%)

Conteúdo

1. Introdução ao Jornalismo Multimédia: percursos e marcos contemporâneos
2. Elementos da Narrativa digital
3. Produção: Guião, storyboard, diagramas de realização, \"location scout\"
4. Produção de áudio digital: fundamentos técnicos, DAW, captação, edição multipistas, introdução ao desenho de som
5. Fundamentos técnicos da imagem digital
6. Produção de vídeo digital: introdução à cinematografia documental, princípios e técnicas de montagem não-linear e correcção de cor (\"grading\")
7. Produção e realização de projecto on-line final

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: