Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação

Objetivos

Os estudantes devem construir um conhecimento multidisciplinar dos seus temas específicos. Devem aumentar progressivamente o conhecimento do status questionis dos tópicos que constituem o seu projecto de tese. Devem apurar as metodologias de pesquisa e aumentar decisivamente a sua capacidade de argumentação na justificação das suas teses. Devem criar progressivamente capacidades de argumentação dialéctica face a teses opostas no mesmo campo de investigação.

Caracterização geral

Código

73201101

Créditos

10.0

Professor responsável

Francisco Rui Nunes Cádima

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

None

Bibliografia

- John R. Searle: The Construction of Social Reality, New York: The Penguin Books, 1995/ Consciousness and Reality, Cambridge: Cambridge UP, 2003)
- H. P. Grice: “Logic and Conversation” in The Philosophy of Language, ed. A.P Martinich, 3ª ed., Oxford: Oxford UP, 1996, pp. 156- 167)
- L. Wittgenstein: Investigações Filosóficas, Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1995)
- L. Wittgenstein: Culture and Value, trad. inglesa do original Vermischte Bemerkungen, Chicago: The Chicago UP, 1980/ “Remarks on Frazer’s Golden Bough” in L. Wittgenstein, Philosophical Occasions, 1912-1951, ed. J. Klagge and A. Nordmann, Indianopolis and Cambridge: Hackett, 1993, pp. 118-154
- Amartya Sen, The Idea of Justice, Allen Labe, Penguin Books

Método de ensino

The seminar classes will consist in a theoretical approach by the teacher and the presentation of at least a working paper by the student. Selected themes will always include a direct relation with the program issues and are based on relevant texts of fundamental authors, which will be previously distributed among all the participants.

Evaluation include the level and quality of participation and the quality of the presented working papers.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. A evolução da comunicação: linguagens naturais e artificiais; 2. Os problemas do espaço público: dimensões ética e política; 3. A comunicação e tecnologias: novas expressões e mutações; 4. A dimensão estética e política da comunicação. 5. A intencionalidade colectiva 6. O princípio da acção comunicacional 7. O espaço público 8. O relativismo cultural e a globalização: principais problemas éticos e políticos.