Seminário de Investigação em Ciências da Comunicação
Objetivos
Tal como consta do Regulamento, 10 dos 60 créditos da componente lectiva são realizados em regime de opção livre. Consoante a temática de investigação proposta para a tese, e desde que sujeitos a um parecer positivo do tutor e do Coordenador do Ciclo de Estudos, em vez de um seminário de opção livre (escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela FCSH-UNL, por outras unidades orgânicas da UNL, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo) estes 10 créditos podem assumir a forma de um seminário de investigação, tendo como objectivos: - adquirir familiaridade com o «state of the art» da temática proposta; - aprofundar as competências de investigação científica na sua área de especialidade; - dominar, através de trabalho teórico ou empírico, as rotinas de investigação e divulgação de resultados.
Caracterização geral
Código
73201113
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Cristina Mendes da Ponte
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Dependente da natureza de cada investigação.
Método de ensino
Não se tratando de um seminário lectivo, as metodologias de ensino (e posterior avaliação) consistem no acompanhamento tutorial do trabalho científico desenvolvido pelo aluno no conjunto de actividades propostas, procurando que a sua carga de trabalho coincida com o número de ECTS sem comprometer a qualidade da investigação nem a relevância da mesma para a temática a aprofundar na tese.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Os conteúdos estão dependentes do tema de investigação, e são sujeitos a um plano de actividades a definir e aprovar entre o tutor, o coordenador do ciclo de estudos e o aluno.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialidade em Cinema e Televisão
- Especialidade em Comunicação e Artes
- Especialidade em Comunicação e Ciências Sociais
- Especialidade em Comunicação e Linguagem
- Especialidade em Comunicação Estratégica
- Especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
- Especialidade em Estudos de Argumentação
- Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo
- Especialidade em Teoria da Comunicação