Seminário de Especialidade em Comunicação Estratégica
Objetivos
Teorias e investigação relevante em estratégia de comunicação, marketing e comportamento do consumidor serão discutidas com o objectivo global de compreender comportamentos do consumidor e das organizações e adquirir experiência na aplicação de teorias para o mundo real e para os problemas científicos nas áreas acima mencionadas.
Este seminário é dirigido a alunos interessados em seguir uma carreira académica ou na indústria nas áreas de comunicação estratégica, comportamento do consumidor, gestão, marketing, empreendedorismo, consultoria de negócios, media e publicidade, bem como no marketing social.
Caracterização geral
Código
73201104
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Margarida da Silva Bebiano Barreto
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
Cornelissen, J. (2014). Corporate communication: A guide to theory and practice. Sage.
Consumer Behavior (6th Edition) de Wayne D. Hoyer, Deborah J. MacInnis, and Rik Pieters, South-Western, 2012.
Consumer Insights: Findings from Behavioral Research edited by Joseph W. Alba, Marketing Science Institute, 2011.
Anderson, C. (2008). Long tail, the, revised and updated edition: Why the future of business is selling less of more.
Duggan, W. (2004). Napoleon´s glance: the secret of strategy. Nation Books
Marketing Research (1998), by Donald Lehmann, Sunil Gupta, and Joel Steckel ISBN: 0-321-01416-2
Método de ensino
Para atingir os objectivos do seminário será usada uma combinação de palestras, apresentações de convidados, discussão de casos de estudo e/ou papers científicos. As aulas serão dedicadas ao questionamento, extensão e aplicação do material. Espera-se que os alunos estejam bem preparados para as discussões na aula. Um aspecto importante do seminário envolve a obtenção de \"hands on\" experiência com problemas de investigação através dos exercícios.
Ensino presencial
Método de avaliação
Haverá um trabalho a ser desenvolvido e apresentado individualmente. A sua finalidade é ilustrar o material coberto durante o seminário.(100%)
Conteúdo
Os alunos irão trabalhar com os docentes da faculdade em projectos conjuntos de investigação tendo em vista a publicação em revistas académicas líderes. Estes projectos vão permitir que realizem um projeto de investigação real, desde a definição do problema até ao desenvolvimento de um relatório final, proporcionando a oportunidade de integrar as etapas do processo de investigação discutidas na sala de aula.