Seminário de Especialidade em Comunicação e Linguagem

Objectivos

Esta Unidade Curricular tem por objectivo dar continuidade ao tratamento aprofundado de um núcleo de questões constitutivas dos saberes fundamentais na área das Ciências da Comunicação. Entende-se portanto que as questões nela levantadas são transversais aos domínios de investigação na especialidade. Confere uma reflexão de fundo sobre o estatuto e desenvolvimento da linguagem como objecto epistémico e como mediação do próprio saber. Para além do estabelecimento de distinção entre as linguagens formais e naturais, visa problematizar a multiplicidade de linguagens no seu estatuto de mediação e de configuração comunicacional.

Caracterização geral

Código

73201106

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Augusta Perez da Silva Babo

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

COMPAGNON, A. (dir.), 2008, De l’Autorité – Colloque anuel du Collège de France, Paris, Odile Jacob.
GALAY, J.-L., 1977, Philosophie et Invention textuelle, Paris, Kliencksieck.
HALLYN, F., 2004, Les Structures rhétoriques de la Science, Paris, Seuil.

Método de ensino

A unidade curricular desenrolar-se-á em seminários de uma ou 2 sessões, com conteúdos relativamente autónomos embora numa linha de coesão global. Cada sessão ou grupos de sessões será precedida de um guião em que o responsável apresenta a sua proposta temática, complementada com bibliografia e/ou fornecimento de textos de apoio que serão, aquando da apresentação, debatidos pelo conjunto dos participantes.
Incentivo à participação e discussão em ambiente de seminário.

Avaliação: Produção de um paper por cada participante, também discutido em ambiente de seminário.
Apresentação final de uma dissertação escrita sobre tema apresentado previamente.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

A organização por módulos confere um carácter imprescindível às diversas abordagens de especialistas, quer doutorados de carreira, quer convidados estrangeiros que intervenham no seminário. Serão integradas temáticas como: o estatuto semiótico dos regimes de signos; pragmática e inter-discursividade; o estatuto da imagem nos dispositivos da comunicação. Serão incluídas outras temáticas decorrentes da participação de convidados que assegurem módulos diferenciados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: