Especialidade em Estudos de Argumentação
Objetivos educativos
1)Saber desenvolver uma investigação com qualidade e rigor científico no campo das Ciências da Comunicação; 2)Ter capacidade para conceber problemas significativos e interpelantes, projetar segundo metodologias apropriadas aos objetos de estudos e às abordagens propostas e realizar uma investigação estimulante no campo multidisciplinar das Ciências da Comunicação, tendo como horizonte a dimensão social e intersubjectiva dos fenómenos humanos; 3)Desenvolver a capacidade de comunicar as metodologias seguidas, os problemas interpelantes em estudo e as conclusões propostas, de modo a poder submeter o trabalho a apreciação, perante um Júri especializado nacional ou/e internacional; 4)Ser capaz de analisar criticamente os fenómenos sociais e humanos, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, numa linguagem bem estruturada e propícia ao debate de ideias e à argumentação aberta e consequente, fundamentada numa bibliografia atualizada e remetendo para autores de referência; 5)Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos durante o percurso de investigação que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras de conhecimento na área multidisciplinar das Ciências da Comunicação, para a regressão do senso-comum e para a reformulação dos termos da questão e das hipóteses insuficientemente fundamentadas, merecendo divulgação nacional ou internacional em publicações com referee; 6)Promover em contexto académico ou/e profissional novos questionamentos e novas abordagens, sempre em comunicação com outros especialistas nacionais e internacionais; 7)Produzir e divulgar os resultados em diferentes suportes, através da escrita e do uso de dispositivos tecnológicos.
Caracterização geral
Código DGES
8472
Ciclo
Área de especialização
Grau
Doutor
Acesso a outros cursos
O grau de "doutor" é uma qualificação final.
Coordenador
Maria Cristina Mendes da Ponte, Francisco Rui Nunes Cádima
Data de abertura
2020-09-28
Número máximo de admissões
20
Propinas
1400 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese. Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Este percurso é um perfil de
Doutoramento em Ciências da Comunicação
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso estão estipulados na legislação nacional e dos normativos da UNL, respeitando pelo menos 1 das seguintes condições: a)Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b)Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são ordenados tendo em conta a nota de mestrado e/ou de licenciatura, o currículo académico e a experiência profissional, privilegiando-se a afinidade da formação académica e científica e do currículo com a área das Ciências da Comunicação. É solicitada uma carta de motivação, detalhando as razões pelas quais deseja seguir o programa de estudos e a proposta da investigação a desenvolver.
Regras de avaliação
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (CED) integra a realização de um curso de doutoramento(CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As UC de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do CD é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS têm valor de ponderação 1 e o trabalho final valor de ponderação 2. O trabalho final é discutido em prova pública, a qual será realizada no final do semestre em que o estudante conclui o CD, ficando a avaliação a cargo de um júri constituído por três membros. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções; no caso de a tese ter merecido aprovação, o júri votará ainda uma qualificação que poderá ser de Bom, Bom com Distinção ou Muito Bom. A qualificação final é atribuída nos termos do artigo 36º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelos Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, 115/2013, de 7 de agosto, 63/2016, de 13 de setembro, 65/2018, de 16 de agosto.
Estrutura
Obrigatórias | ||
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Código | Nome | ECTS |
73201100 | Metodologias em Ciências da Comunicação | 10.0 |
73201112 | Seminário de Especialidade em Estudos de Argumentação | 10.0 |
73201101 | Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação | 10.0 |
73201111 | Tese em Ciências da Comunicação | 180.0 |
73201110 | Trabalho Final de Curso em Ciências da Comunicação | 20.0 |
Opção Complementar | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
73201113 | Seminário de Investigação em Ciências da Comunicação | 10.0 |