Metodologias em Ciências da Comunicação
Objetivos
O seminário apresenta os principais métodos através dos quais as Ciências da Comunicação, que são um campo multidisciplinar do conhecimento, desenvolvem a sua investigação e produzem os seus resultados. Os seus objectivos principais são tornar o estudante capaz de:
(i) conhecer os principais metodologias, e ferramentas de análise, utilizadas para realizar investigação em Ciências da Comunicação;
(ii) ser capaz de utilizar para produzir resultados próprios pelo menos dois desses métodos e, em especial, aquele(s) que se revelar(em), mais adequado(s) à investigação que conduzirá a elaboração da sua dissertação;
(iii) saber avaliar a qualidade dos resultados produzidos em função quer das virtualidades e limitações dos próprio método, quer do caso particular ao qual o método tenha sido aplicado.
Caracterização geral
Código
73201100
Créditos
10.0
Professor responsável
Marcin Lewinski
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
None.
Bibliografia
Bibliografia principal:
Foss, S.K., & Waters, W. (2016). Destination Dissertation: A Travelers Guide to a Done Dissertation. 2nd ed. Lanham: Rowman.
Bauer. M. W., & Gaskell, G. (2003). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. Trad. P. A. Guareschi. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes.
Punch, K. F. (2006). Developing Effective Research Proposals. 2nd Ed. Los Angeles: Sage.
Punch, K. F. (2014). Introduction to Social Research: Quantitative and Qualitative Approaches. 3rd Ed. Los Angeles: Sage.
Outros textos relacionados com metodologias / projetos específicas/os.
Método de ensino
This curricular unit will count with the participation of more than one doctorate teacher or researcher, under the coordination of the responsible teacher. The presentation of each methodology (for example, logic analysis, semiotic analysis, quantitative methods, focus groups, etc.) will be entrusted to a Departments doctorate teacher or a doctorate researcher member of one of the Centers associated to the Program.
A session for exposing the theoretical and methodological foundation at stake. A second session for presenting the methodologys uses and critical exam of their results.
During every session, there will always be time for discussion between the lecturer and other participants, especially the doctoral students.
Evaluation method
Participation in the seminar.
Presentation and discussion of the pre-proposal (November-December).
Quality of the written proposal (10 pages; deadline: end of December).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
No âmbito da epistemologia das Ciências Sociais e Humana e, em particular,das Ciências da Comunicação e no âmbito dos fundamentados de algumas Teorias, utilizam-se Metodologias diversas: quantitativas (e.g., estatísticas) e qualitativas (e.g., análise semiótica, análise lógicas) e mistas (e.g., análise histórica).
A fiabilidade destas metodologias depende em boa parte do modo como cada uma delas se comporta face a uma condicionante ceteris paribus.
1 - Principais procedimentos metodológicos na investigação da área interdisciplinar da comunicação.
2 - Procedimento metodológico definido como um conjunto sistematizado de acções-tipo que circunscrevem uma prática específica e cuja realização permite a obtenção de resultados.
3 - Adopção de uma metodologia e possibilidade de repetição: um acto poético, por exemplo, não é, por princípio, repetível; um procedimento metodológico pode ser ensinado, adoptado e repetido.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialidade em Cinema e Televisão
- Especialidade em Comunicação e Artes
- Especialidade em Comunicação e Ciências Sociais
- Especialidade em Comunicação e Linguagem
- Especialidade em Comunicação Estratégica
- Especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
- Especialidade em Estudos de Argumentação
- Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo
- Especialidade em Teoria da Comunicação