Seminário de Especialidade em Linguística Geral

Objetivos

No final deste seminário os estudantes devem ser capazes de:
a) equacionar de forma sustentada os desafios que são postos atualmente no estudo da línguística;
b) desenvolver, com base em bibliografia atual, percursos de investigação conducentes à realização de uma dissertação de doutoramento num dos domínios que integram este seminário;
c) dominar de forma adequada terminologias e metodologias específicas, de acordo com os modelos relevantes para as diferentes áreas que integram este seminário; d) desenvolver de forma adequada relações de interface entre domínios diferentes.
Nota: Anualmente, e tendo em conta os diferentes módulos programáticos propostos neste seminário, serão feitos ajustamentos às temáticas e definidos objetivos específicos, de acordo com o percurso desenhado para um determinado perfil entre o tutor(a) e o/a estudante.

Caracterização geral

Código

73213104

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria do Céu Sernache Caetano Mocho

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há

Bibliografia

I.: Haspelmath, M. & A. D. Sim. 2010. Understanding Morphology. London: Hodder Education (2nd ed.).
Lieber, R. & P. Stekauer (eds.). 2014. The Oxford Handbook of Derivational Morphology. Oxford: OUP.
Taylor, John (ed.). 2017. The Oxford Handbook of the Word. Oxford: OUP.
II.: Biberauer, T., A. Holmberg, I. Roberts & M. Sheehan (eds.). 2014. Parametric variation: null subjects in minimalist theory. Cambridge: CUP.
Cinque, G. & R. Kayne (eds.). 2005. The Oxford Handbook of Comparative Syntax. Oxford: OUP.
van Riemsdijk, H. (ed.). 1999. Eurotyp. Volume 5/Part 1: Clitics in the Languages of Europe. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, pp. 145-234.
Roberts, I. (ed.). 2017. The Oxford Handbook of Universal Grammar. Oxford: OUP.

Método de ensino

As sessões funcionarão em regime de seminário alternando-se a exposição de tópicos do programa com a apresentação e discussão de textos e a análise de casos de estudo. Os estudantes serão convidados a participar, de forma ativa, em conferências, congressos, workshops  que se realizem nas áreas específicas que desenvolvem neste seminário.

Método de avaliação

Duas recensões críticas (30%), ou uma recensão crítica numa das áreas (15%) e o relatório da participação num congresso/conferência, ... relevante para a outra área (15%)(30%), participação nos seminários(10%), um artigo científico sobre um tema /problema a definir (60%)

Conteúdo

I. Novos desafios em Morfologia:
1. Diferentes línguas, diferentes morfologias:
a. línguas analíticas, sintéticas e isolantes;
b. pluralização de nomes;
2. Novas formações com elementos neo-clássicos:
a. elementos neo-clássicos: radicais, afixóides ou afixos?;
b. fronteiras entre morfologia derivacional e composição.
II. Novos desafios em Sintaxe:
1. Tipologia de pronomes: propriedades universais e particulares;
2. Sujeitos nulos:
a. O estatuto de pro;
b. O papel da concordância.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: