Metodologias em Linguística

Objetivos

a) desenvolver competências de investigação autónoma;
b) aprofundar conhecimentos sobre diferentes metodologias de investigação em linguística;
c) reconhecer a adequação entre metodologias de investigação específicas e questões de investigação

Caracterização geral

Código

73213100

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Além de títulos gerais transversais às diferentes áreas de investigação, serão incluídos títulos específicos para diferentes subdomínios e metodologias específicas.
Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb & Joseph M. Williams (2008) The Craft of Research. Chicago/London: The university of Chicago Press, 3ª ed.
Day, Robert A. & Barbara Castel (2012) How to write and publish a scientific paper? Cambridge: Cambridge University Press, 7ª ed.
Hartley, James (2008) Academic writing and publishing. A practical handbook. New York: Routledge.
Lüdeling, Anke & Merja Kytö, eds. (2008) Corpus Linguistics: an international handbook. Berlin: Walter de Gruyter.
Field, Andy & Graham Hole (2003) How to design and report experiments. London: SAGE.
Schütze, Carson T. (2006) Data and evidence. In K, Brown, ed. Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier; 356-363.
Blom, Ema & Sharon Unsworth, eds. (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam/Philadelphia: J Benjamins.

Método de ensino

Os módulos oferecidos terão uma componente teórica e uma componente prática, que permitirá aos alunos a familiarização com metodologias de investigação específicas. Para cada módulo frequentado o aluno terá de preparar um pequeno trabalho de aplicação dos conhecimentos trabalhados.

Método de avaliação

A nota final resultará da média dos trabalhos apresentados em cada módulo.(100%)

Conteúdo

Consoante as áreas de especialidade que estejam a funcionar em cada ano letivo, serão oferecidos módulos direcionados para metodologias específicas de cada subárea disciplinar (incluindo, entre outros, metodologias de análise de corpora, metodologias experimentais, metodologias de análise qualitativa, trabalho de campo) e módulos com competências transversais para o desenvolvimento de investigação em várias áreas (métodos de análise estatística, comunicação de ciência, preparação de projeto de investigação, questões éticas, entre outros). Alguns destes módulos poderão ser realizados na Escola doutoral da NOVA, sendo a frequência dos diferentes módulos aconselhada pelo tutor de cada doutorando.