Literatura e ideologia

Objetivos

1. Conhecer os contornos principais da discussão sobre a relação entre literatura e ideologia;
2. adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;
3. adquirir conhecimentos que permitam contextualizar historicamente a expressão de ideologias em obras literárias;
4. alcançar a capacidade de reflectir criticamente sobre a expressão ideológica em textos literários através da prática do comentário escrito e da discussão oral.
5. realizar um projecto de investigação e produzir um ensaio escrito a discutir oralmente.

Caracterização geral

Código

722111061

Créditos

10.0

Professor responsável

Margarida Gouveia Esperança Pina Saraiva de Reffoios

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Cavanagh, J. (1995). “Ideology” in Critical Terms for Literary Study (Frank Lentricchia and Thomas MNaLauglin eds.). Chicago-London: The University of Chicago Press.
Eagleton, T.(1991). Ideology. An Introduction. London-New York: Verso.
Guimarães, F. (1996). Linguagem e ideologia. Porto: Lello Editores.
Hammon, P. (1984). Texte et idéologie. Paris: Presses Universitaires de France, Quadrige.
Jameson, F. (2013). The Antinomies of Realism. Verso Books: London-New York.
Petri, Rolf (2019). Breve História da Ideologia Ocidental. Lisboa: Circulo dos Leitores.
Rastier, F. (1973). “Littérature et idéologie” in Essais de Sémiotique discursive. Paris: Mame, pp. 183-221
URL: http://www.revue-texto.net/Parutions/Essais-de-semiotique/pages183-221.pdf
Ricoeur, P. (1997). L’Idéologie et l’utopie. Paris: Seuil.
Tambling, J. (1991). Narrative and Ideology. Bristol: Open University Press.
Willimas, R. (1991). Writing in Society. London-New York: Verso.

Método de ensino

Aulas teóricas: 60%; Aulas práticas: 40%. 1. Exposição das questões enunciadas no programa; iniciação dos estudantes em técnicas e métodos de organização da informação e de desenvolvimento de competências críticas, bem como na pesquisa e gestão de recursos de investigação; leitura e comentário de bibliografia crítica e de textos literários, tendo como objectivo a aquisição de autonomia científica;
 2. Análise prática de textos teóricos e literários exemplificativos das temáticas propostas e relevantes para o seu estudo; 
3. Preparação dos estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação sobre um tema relacionado com as questões programáticas.

Método de avaliação

1. Duas Intervenções orais no seminário, com prévia preparação orientada, sobre os temas/obras em estudo.(40%), 2. Elaboração de um trabalho de investigação final (15 páginas), por escrito, com discussão oral(60%)

Conteúdo

1. Ideologia em Literatura: enquadramento histórico e teórico do problema;
2. Ideologia e Utopia. 2.1. Europa em construção: modelos utópicos de uma civilização; 2.2. Concepções heróicas da vida moderna;
3. Literatura e Institucionalização do valor. 3.1. Liberdade e Soberania: Literatura e Defesa das grandes causas: a questão da pena de morte;
4. Literatura e Intervenção social. 4.1.Espaço europeu e Culturas do Mundo. 4.2. Conceito de intelectual interveniente. 4.3. Manifestos Literários: modelos de Retórica e Acção; 5. Romance contemporâneo, a busca da virtude: entre expressão ideológica e a construção de uma norma.