Teoria da Literatura

Objetivos

a) Reflectir sobre as condições em que é possível determinar um conjunto de traços singulares do romance inglês, irlandês, americano e português, desde a sua origem até ao presente.
b) Determinar as formas de construção do romance experimental e/ou do anti-romance.
c) Compreender as diferenças e as semelhanças entre os romances pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas.
d) Discutir a validade do conceito de ficcionismo como tentativa de encontrar para a teoria do romance um termo disciplinar equivalente à poética.
e) Realizar pesquisa bibliográfica relevante na área da teoria da literatura.
f) Organizar a pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de uma obra.
g) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras do programa.

Caracterização geral

Código

722160004

Créditos

10.0

Professor responsável

Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

- Bressler, Charles E. (2002). Literary Criticism: An Introduction to Theory and Practice, 3ª ed., New Jersey: Prentice Hall.
- Culler, Jonathan (2011). Literary Theory: A Very Short Introduction. Oxford: OUP.
- Eagleton, Terry (2005). The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell.
- Head, Dominic (2002). The Cambridge Introduction to Modern British Fiction, 1950-2000, Cambridge: Cambridge University Press.
- McKeon, Michael (ed.) (2000). Theory of the Novel: An Historical Approach, Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
- Waugh, Patricia (2006). Literary Theory and Criticism: An Oxford Guide. Oxford: OUP.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de problemas literários.

Método de avaliação

Apresentação de um ensaio de investigação. (100%)

Conteúdo

A CONSTRUÇÃO DO FICCIONISMO NA LITERATURA. O que é o ficcionismo? O romance enquanto narração do conhecimento. O ficcionismo como forma de antifundacionalismo. A questão da representação do real. O realismo mágico e a fronteira entre o real e a ficção. A reescrita hipertextual da história. O jogo da história sem história e a reinvenção do storytelling. O conflito da interpretação da natureza do romance: romance ou novel? A questão da auto-reflexividade. A autoglosa e a intertextualidade como formas de ficcionismo. A ilusão da sequencialidade e da coesão discursiva do texto de ficção.