Metodologias de Investigação e Práticas de Escrita Académica
Objetivos
O objectivo principal desta unidade curricular é de desenvolver as capacidades necessárias para produzir uma investigação autónoma na área das humanidades. Assim, implica:
a) Conhecer e dominar as ferramentas e normas básicas de pesquisa, recolha e tratamento da informação nas humanidades
b) Saber organizar e redigir textos científicos
c) Desenvolver as competências orais necessárias para a participação em debates científicos
d) Refletir criticamente sobre o process de produção de conhecimento com a atenção aos dinâmicas interculturais em operação no mundo globalizado.
Caracterização geral
Código
722160100
Créditos
10.0
Professor responsável
Fernando José de Almeida Esperança Clara
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimento do inglês (oral e escrito) até ao nível B2, pelo menos.
Bibliografia
Bennett, K. 2011. Academic Writing in Portugal I: Discourses in Conflict, Coimbra: Coimbra University Press.
Bennett, K. Forthcoming. Academic Writing in English (for Portuguese Researchers): an Introduction. Coimbra: CINEP
Griffin, G. (ed.) 2013. Research Methods for English Studies. Edinburgh: Edinburgh University Press
Pickering, M. (ed.) 2008. Research Methods for Cultural Studies. Edinburgh: University of Edinburgh Press.
Schmidt, R., Giordano, E & Schmidt, G. 2015. A Guided Inquiry Approach to Teaching the Humanities Research Project. California: ABC-CLIO
Método de ensino
As metodologias são centradas no aluno, tomando a forma de oficinas práticas destinadas ao desenvolvimento das várias competências enumeradas.
Método de avaliação
1) Avaliação contínua: particapão nas actividades propostas, motivação e desempenho, evolução.(50%), 2) Teste: produção de um artigo científico curto (50%)
Conteúdo
A. 1. noções básicas de introdução à pesquisa nas humanidades: as
editoras e o processo de publicação; peer review; bibliotecas e repositórios digitais; índices e catálogos; bases de dados digitais
2. ferramentas: virtualização, portabilidade e interoperabilidade
3. software de gestão (pesquisa e recolha) de referências bibliográficas [Zotero]
4. processamento de texto: formatação, normas, estilos, estrutura, automatismos
5. elaboração de uma bibliografia temática especializada
B. 1. análise da estrutura de textos científicos (organização textual, registo, coesão, etc)
2. planeamento e redacção de textos científicos
3. técnicas de debate científico
4. reflexão crítica sobre o processo da produção de conhecimento no mundo globalizado
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: