Problemáticas em Estudos Portugueses

Objetivos

Pretende-se que o estudante adquira:

a) conhecimento de algumas práticas e formalizações de abordagens de textos literários e não-literários.

b) capacidade de realizar um trabalho de investigação rigoroso.

Caracterização geral

Código

03100413

Créditos

10.0

Professor responsável

Humberto Carlos Catita Palma Brito

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Eduardo Lourenço, «Da crítica como metáfora à procura do texto», O Canto do Signo. Existência e Literatura, Ed. Presença, Lisboa, 1993.
Jean-François Lyotard, "Memorando sobre a legitimidade", O pós-moderno explicado às crianças, Dom Quixote, Lisboa, 1987

Método de ensino

As aulas serão teóricas e práticas. Nelas se procederá à exposição, crítica e discussão de interpretações e construções, na medida do possível apoiada na análise de textos literários. Solicitar-se-á sempre a participação dos estudantes de modo a proporcionar-lhes a prática argumentativa e a possibilidade de desenvolvimento de perspicácia da leitura.

Método de avaliação

1. apresentação oral de temas à escolha do aluno, com a condição de se integrarem nos objectivos do programa(30%), 2. trabalho de conceptualização e comentário(70%)

Conteúdo

Tema: a significação e o dizer da escrita.
O programa consistirá na problematização da "performatividade" das obras literárias face à sua inapropriabilidade. Terá como base a discussão dos textos: "Da crítica como metáfora à procura do texto", de Eduardo Lourenço, e "memorando sobre a legitimidade", de Jean-François-Lyotard.