Problemáticas em Estudos Portugueses
Objetivos
Pretende-se que o estudante adquira:
a) conhecimento de algumas práticas e formalizações de abordagens de textos literários e não-literários.
b) capacidade de realizar um trabalho de investigação rigoroso.
Caracterização geral
Código
03100413
Créditos
10.0
Professor responsável
Humberto Carlos Catita Palma Brito
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Eduardo Lourenço, «Da crítica como metáfora à procura do texto», O Canto do Signo. Existência e Literatura, Ed. Presença, Lisboa, 1993.
Jean-François Lyotard, "Memorando sobre a legitimidade", O pós-moderno explicado às crianças, Dom Quixote, Lisboa, 1987
Método de ensino
As aulas serão teóricas e práticas. Nelas se procederá à exposição, crítica e discussão de interpretações e construções, na medida do possível apoiada na análise de textos literários. Solicitar-se-á sempre a participação dos estudantes de modo a proporcionar-lhes a prática argumentativa e a possibilidade de desenvolvimento de perspicácia da leitura.
Método de avaliação
1. apresentação oral de temas à escolha do aluno, com a condição de se integrarem nos objectivos do programa(30%), 2. trabalho de conceptualização e comentário(70%)
Conteúdo
Tema: a significação e o dizer da escrita.
O programa consistirá na problematização da "performatividade" das obras literárias face à sua inapropriabilidade. Terá como base a discussão dos textos: "Da crítica como metáfora à procura do texto", de Eduardo Lourenço, e "memorando sobre a legitimidade", de Jean-François-Lyotard.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialidade em Ensino do Português
- Especialidade em Estudos Clássicos
- Especialidade em Estudos Comparatistas
- Especialidade em Estudos de Cultura
- Especialidade em Estudos de Literatura
- Especialidade em História do Livro e Crítica Textual
- Especialidade em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa
- Especialidade em Literatura Tradicional e Oral