SIG e Análise Espacial
Objetivos
a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
b) Compreender os fundamentos da informação geográfica
c) Conhecer o mercado nacional de informação geográfica
d) Compreender os fundamentos do planeamento e gestão de projectos SIG
e) Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
f) Desenvolver metodologias de análise espacial
g) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas
Caracterização geral
Código
722041062
Créditos
10.0
Professor responsável
Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Burrough, P. & Mcdonnell, R. (1998). Principles of Geographical Information Systems (2nd ed.). Oxford, UK: Oxford Univ Press.
Julião, R.P. (2001). Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional. Lisboa: UNL. http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/rpj/tese/TIGDR.pdf
Longley, P., Goodchild, M., Maguire, D. & Rhind, D. (2005). Geographical Information Systems and Science (2nd ed.). Nova Iorque, NY: John Wiley & Sons.
Matos, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.
Tomlinson, R. (2013). Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers (5th ed.). Redlands, CA: ESRI Press.
Método de ensino
O ensino é efectuado através de aulas expositivas e participativas, incluindo exploração de textos, apresentações, manipulação de plataformas tecnológicas e trabalhos de grupo.
Método de avaliação
leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas, serão objecto de avaliação através de uma comunicação com artigo(35%), participação num trabalho de grupo com relatório(65%)
Conteúdo
1) Introdução
1.1) Conceitos e definições
1.2) Exemplos de processos de análise espacial
2) O mercado nacional de informação geográfica
2.1) A Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
2.2) As instituições públicas
2.3) As empresas
3) Planeamento e gestão de projetos SIG
3.1) As organizações
3.2) Ferramentas de pensamento estratégico
3.3) Análise e planeamento de projetos
3.4) Implementação e gestão de projetos
4) Princípios de análise espacial em SIG
4.1) Modelação geográfica
4.2) Análise vectorial
4.3) Análise raster
5) Projeto
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: