SIG e Análise Espacial

Objetivos

a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
b) Compreender os fundamentos da informação geográfica
c) Conhecer o mercado nacional de informação geográfica
d) Compreender os fundamentos do planeamento e gestão de projectos SIG
e) Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
f) Desenvolver metodologias de análise espacial
g) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas

Caracterização geral

Código

722041062

Créditos

10.0

Professor responsável

Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Burrough, P. & Mcdonnell, R. (1998). Principles of Geographical Information Systems (2nd ed.). Oxford, UK: Oxford Univ Press.
Julião, R.P. (2001). Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional. Lisboa: UNL. http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/rpj/tese/TIGDR.pdf
Longley, P., Goodchild, M., Maguire, D. & Rhind, D. (2005). Geographical Information Systems and Science (2nd ed.). Nova Iorque, NY: John Wiley & Sons.
Matos, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.
Tomlinson, R. (2013). Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers (5th ed.). Redlands, CA: ESRI Press.

Método de ensino

O ensino é efectuado através de aulas expositivas e participativas, incluindo exploração de textos, apresentações, manipulação de plataformas tecnológicas e trabalhos de grupo.

Método de avaliação

leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas, serão objecto de avaliação através de uma comunicação com artigo(35%), participação num trabalho de grupo com relatório(65%)

Conteúdo

1) Introdução
1.1) Conceitos e definições
1.2) Exemplos de processos de análise espacial
2) O mercado nacional de informação geográfica
2.1) A Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
2.2) As instituições públicas
2.3) As empresas
3) Planeamento e gestão de projetos SIG
3.1) As organizações
3.2) Ferramentas de pensamento estratégico
3.3) Análise e planeamento de projetos
3.4) Implementação e gestão de projetos
4) Princípios de análise espacial em SIG
4.1) Modelação geográfica
4.2) Análise vectorial
4.3) Análise raster
5) Projeto