Catástrofes Ambientais e Sociedade
Objetivos
a) Reconhecer a importância da interdisciplinaridade na análise das Catástrofes ambientais
b) Compreender as diferentes escalas a que ocorrem estes fenómenos
c) Apreender as diferenças de magnitude e de ocorrências das catástrofes ambientais a nível global
d) Avaliar os efeitos da ocorrência destes fenómenos na Sociedade
e) Analisar o tipo e frequência das Catástrofes Ambientais em Portugal
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e na prevenção deste tipo de fenómenos
g) Interpretar de forma critica e analítica textos e dados.
Caracterização geral
Código
722041077
Créditos
10.0
Professor responsável
Carlos Alberto Russo Machado
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Beck, U. (1992). Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage Publications.
Chaline, C., & Dubois-Maury, J. (1993). La ville et ses dangers. Paris: Masson.
Dauphiné, A. (2001). Risques et catastrophes: observer, spatialiser, comprendre, gérer. Paris: A. Colin.
Dennis, H. (1998). Comprendre et gérer les risques sociotechnologiques majeurs. Montréal: Presses Internationales Polytechnique.
ENISA. (2006). Risk Management: Implementation principles and Inventories for Risk Management/Risk Assessment methods and tools. Herakleon: European Network and Information Security Agency.
Fairman, R., Mead, C. D., & Williams, W. P. (1999). Environmental Risk Assessment: Approaches, Experiences and Information Sources . Copenhagen: European Environment Agency.
Guha-Sapir, D., Hargitt, D., & Hoyois, P. (2004). Thirty years of natural disasters 1974-2003: the numbers. Louvain: Centre for Research on the Epidemiology of Disasters Disasters & Presses Universitaires de Louvain.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1) Introdução aos conceitos de perigo, risco e desastre.
2) Os diferentes tipos de catástrofes ambientais e sua distribuição espacial.
3) Catástrofes geológicas, climáticas, hidrológicas, biológicas e tecnológicas, causas e consequências.
4) A previsão e prevenção.
5) O papel do geógrafo no diagnóstico.
6) Metodologias participativas e de percepção, sobre as catástrofes ambientais.
7) Perspectivas futuras.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- área de especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- área de especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- área de especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- área de especialização em Território e Desenvolvimento
- Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário