Seminário de Metodologias em Gestão do Território
Objetivos
O seminário insere-se na componente não letiva e destina-se a apoiar a conceção e adequado desenvolvimento metodológico dos projetos de dissertação/trabalho de projeto/estágio com relatório.
a) Desenvolver metodologias adequadas à investigação em Gestão do Território;
b) Desenvolver capacidades de investigação, de raciocínio e comunicação no âmbito dos projetos em Gestão do Território;
c) Aprofundar o conhecimento acerca das teorias e métodos da investigação em Geografia;
d) Promover o trabalho autónomo dos estudantes nas várias etapas do processo de investigação;
e) Domínio de métodos e técnicas transversais em Gestão do Território;
f) Compreensão das implicações da sua utilização e da capacidade de escolher as e objetivos definidos;
g) Realização de pesquisa bibliográfica, em repositórios digitais e tradicionais, assim como de leitura científica e de crítica de fontes;
h) Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.
Caracterização geral
Código
722041109
Créditos
5.0
Professor responsável
Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conclusão da componente curricular (1.º ano) do Mestrado em Gestão do Território.
Bibliografia
André, I. (2005). Metodologias de Investigação em Geografia Humana. Lisboa: CEG/UL.
Clifford, N. J, French, S.,Valentine, G. (ed.) (2010). Key Methods in Geography (2ª ed.). London: Sage.
Neville, Colin (2013). Introduction to research and research methods, Bradford University School of Management.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Lisboa: Almedina.
Eco, U. (2007). Como se faz uma tese em Ciências Humanas (15ª ed.). Lisboa: Editorial Presença, 240p.
Limb, M. & Dwyer, C. (eds.) (2001). Qualitative Methodologies for Geographers. Issues and Debates. London: Arnold
Maxwell, J. A. (2013). Qualitative Research Design. An Interactive Approach (3 ª ed.) London: Sage Publications.
Quivy, R. & Van Campenhoudt. L (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
YIN, R. K. (2013). Case Study Research. Design and methods (5ª ed.). California: Sage.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas, com apresentação de estudos de caso.
Método de avaliação
Apresentação oral (20%), Ensaio/análise crítica da metodologia (60%), Participação e assiduidade(20%)
Conteúdo
1) Introdução aos métodos de investigação em Gestão do Território. Problematização dos assuntos do território
2) A concepção do projeto
2.1) Questões de investigação e questões da prática
2.2) Definição da problemática
2.3) Objetivos e hipóteses
2.4) Bibliografia e fontes
2.5) Revisão crítica da literatura
2.6) A escolha do método
3) Métodos e técnicas de recolha e de análise da informação
3.1) Quantitativos
3.2) Qualitativos
3.3) Análise crítica a partir de exemplos
4) Redação da dissertação/relatório
4.1) Dificuldades e erros mais frequentes
4.2) Citações, referências e plágio
5) Apresentação e discussão de propostas de metodologia(s) de investigação a desenvolver nos trabalhos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: