Espanhol C1

Objetivos

O aluno é capaz de
-desenvolver capacidades de aprendizagem com o objetivo de promover a sua autonomia. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional do Espanhol;
-se exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas;
-apresentar os seus pontos de vista com um alto grau de elaboração;
-formular ideias e opiniões com precisão e de adequar o seu discurso ao dos seus interlocutores;
-utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais;
-escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspectos que considera mais importantes.

Caracterização geral

Código

721160020

Créditos

10.0

Professor responsável

Beatriz Moriano Moriano

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

1. AAVV. (2006). El ventilador. Barcelona: Difusión.
2. Matte Bon, F., (2005). Gramática comunicativa del español (tomos I y II). Madrid: Edelsa.
3. AAVV. (2011). Diccionario combinatorio práctico del español contemporáneo. Madrid: SM.
4. Benetti, G., Casellato, M. e Messori, G. (2004). Más que palabras. Literatura por tareas. Barcelona: Difusión.
5. Chirbes, R. (2007). Crematorio. Barcelona: Anagrama.

Método de ensino

A abordagem comunicativa e intercultural promove a participação contínua e a reflexão crítica do/a estudante mediante diferentes atividades de comprensão, expressão, interacção e mediação que incluem práticas de autoavaliação e recurso a materiais digitais e audiovisuais.

Método de avaliação

- apresentações orais e participação regular nas aulas(30%), - leitura extensiva e comentário de texto(30%), - prova de competência comunicativa no fim do semestre (40%)

Conteúdo

1. Discurso académico, publicitário, jornalístico e literário.
2. Sistematização da gramática do Espanhol com atenção ao significado.
3. Estratégias para intensificar e atenuar o discurso. Fórmulas de cortesia.
4. Recursos para a ampliação de vocabulário: expressões idiomáticas e combinações frequentes.
5. Mecanismos de coerência e coesão.
6. Estudo filológico do Espanhol como sistema: perspetivas fonética, morfosintáctica e ortográfica.
7. Questões históricas e atuais do mundo hispano e reflexão sobre os vínculos com as culturas de origem.
8. Reconhecimento da diversidade dialectal e linguística em Espanha e na América Latina.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: