Gramática do Português e Ensino

Objetivos

a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a gramática do português, considerando as suas diferentes vertentes;
b) Desenvolver competências de análise de fenómenos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e da semântica do português;
c) Identificar propriedades linguísticas e discursivas de diferentes atualizações textuais da língua;
d) Conhecer instrumentos teóricos e metodológicos adequados ao uso de materiais de referência (manuais, gramáticas e dicionários, entre outros) na prática do ensino do português língua materna;
e) Dominar técnicas para a conceção e elaboração de materiais de apoio à lecionação.

Caracterização geral

Código

722131084

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria do Céu Sernache Caetano Mocho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Brocardo, M. T. (2014) Tópicos de História da Língua Portuguesa. Lisboa:Colibri.

Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Kumaravadivelu, B. (2003) Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press.

Martins, A. M. / Carrilho, E. (2016) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin:De Gruyter.

Mateus, M. H. M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:Caminho.

Peres, J. / Móia, T. (1996) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa:Caminho.

Raposo, E. B. P. et al. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Wetzels, W. L./ Menuzzi, S. / Costa, J. (2016) The Handbook of Portuguese Linguistics. Malden / Oxford: Wiley Blackwell.

Método de ensino

A unidade curricular funciona em regime de seminário, pressupondo, portanto, a participação ativa dos mestrandos em todas as sessões e visando também incentivar a sua progressiva autonomização no desenvolvimento do trabalho pessoal (recolha bibliográfica, produção de análises críticas, formulação de problemas e apresentação de propostas para a respetiva resolução, etc.).
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.

Método de avaliação

participação nas sessões de seminário, nomeadamente com apresentação e discussão de textos e tópicos do programa e realização autónoma de exercícios práticos(30%), trabalho escrito individual, incluindo a respetiva apresentação oral(70%)

Conteúdo

1. O ensino da gramática: porquê estudar / ensinar gramática? Diferentes tipos de gramáticas.
2. O oral e o escrito: transcrição do oral; critérios da ortografia portuguesa.
3. O sistema fonológico do português europeu; processos fonológicos.
4. Flexão nominal e flexão verbal; processos de formação de palavras (derivação e composição).
5. Aspetos sintáticos e semânticos: classes de palavras; constituintes da frase e funções sintáticas; frases simples e frases complexas; construção da referência e expressões nominais; marcação de tempo, aspeto e modalidade.
6. Língua, variação e norma(s): parâmetros de variação; questões de normalização.