Didática do Espanhol II
Objetivos
a) Consolidar as bases teóricas fundamentais para o ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira.
b) Aprofundar os critérios para a análise e construção de materiais didáticos, mostrando capacidade para articular teoria e prática.
c) Reflectir criticamente sobre o material didático produzido no âmbito da disciplina Didática do Espanhol I.
d) Desenvolver o conceito de observação crítica e construtiva de aulas e considerar as suas vantagens.
e) Abordar a competência comunicativa numa perspectiva plurilingue e intercultural.
f) Explorar os princípios da pedagogia crítica e da educação para a cidadania em relação com o ensino de LE.
g) Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural do âmbito hispânico.
h) Alargar os recursos digitais para os docentes de Espanhol, desenvolvendo a consciencia crítica sobre as suas implicações pedagógicas.
i) Reflectir sobre as competências docentes e o papel da formação contínua.
Caracterização geral
Código
722160030
Créditos
5.0
Professor responsável
Beatriz Moriano Moriano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
1. Herrera, F. y Sans, N. (dirs.). (2019). La didáctica de lenguas de par en par. Diálogo entre teoría y práctica (Cuadernos de didáctica nº 5). Barcelona: Difusión.
2. Ruiz de Zarobe, L. y Ruiz de Zarobe, Y. (eds.) (2013). Enseñar hoy una lengua extranjera. España: Portal Education.
3. Estaire, Sh. y Fernández, S. (2013). Competencia docente en lenguas extranjeras y formación de profesores. Un enfoque de acción. Madrid: Edinumen.
4. Bordón, T. (2006). La evaluación de la lengua en el marco de E/L2: Bases y procedimientos. Madrid: ArcoLibros.
5. Croll, P. (1995). La observación sistemática en el aula. Madrid: La Muralla.
Método de ensino
Disciplina de abordagem construtivista, participativa e colaborativa que combina teoria e prática através de diferentes atividades de investigação, reflexão e discusão, individuais e em grupo. Procura-se estimular o espíritu crítico do estudante e autonomia no seu proceso de aprendizagem.
Método de avaliação
Participação regular nas sessões e apresentação de trabalhos durante o semestre (Assiduidade obrigatória em 75% das aulas, excepto trabalhadores-estudantes)(40%), Preparação de um projeto relativamente a um dos temas tratados no curso, à escolha dos estudantes(60%)
Conteúdo
a) Consolidação de conceitos chave para o ensino de LE.
b) Critérios para a selecção de textos e para a construção de materiais didáticos.
c) Revisão crítica de materiais didáticos produzidos no semestre anterior e análise de manuais.
d) Técnicas e tarefas de observação de aulas.
e) A competência comunicativa desde uma perspetiva plurilingue e intercultural.
f) Princípios da pedagogia crítica e da educação para a cidadania em relação com o ensino de LE.
g) Consciência da diversidade linguística e cultural do âmbito hispano.
h) Recursos digitais para o ensino de Espanhol.
i) As competências docentes e a formação contínua dos professores de Espanhol.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: