Didática do Português II

Objetivos

- Consolidar conhecimentos científicos fundamentais, na perspetiva do ensino da língua e da literatura.
- Desenvolver um conhecimento sustentado de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária.
- Recorrer a diferentes técnicas de ensino da língua e da literatura.
- Construir materiais didáticos adequados, numa perspetiva de transposição didática efetiva.
- Desenvolver métodos e práticas de pesquisa e de argumentação.

Caracterização geral

Código

722160035

Créditos

5.0

Professor responsável

Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A

Bibliografia

AGUIAR E SILVA, Vitor (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e as Políticas de Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina.
BERNARDES, José Cardoso e MATEUS, Rui Afonso (2013). Literatura e Ensino do Português . Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes e Rui Vieira de CASTRO (orgs.) (2005). O Português nas Escolas: Ensaios sobre a Língua e a Literatura no Ensino Secundário. Coimbra: Almedina.
FERREIRA, Carla (2012). Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: Percursos de Leitura da Narrativa. Lisboa: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras.
PIEPER, Irene (2006). The Teaching of Literature: Premininary Study. Strasbourg: Language Policy Division – Council of Europe. Documento digital: www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/Pieper_fr (consultado a 18/07/2016).
VIEIRA, Maria do Carmo (2010). O Ensino do Português. Lisboa: Relógio D` Água Editores, Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Método de ensino

Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a discussão sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura.
Ao longo das sessões, será encorajada a leitura de textos, bem como ao debate e à partilha de ideias relevantes, relativos ao conhecimento de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária. Como complemento virtual, será aconselhada a consulta de diversas páginas de internet com interesse pedagógico.

Método de avaliação

apresentação oral(20%), planificação de unidade didática (50%), prova escrita(30%)

Conteúdo

1.1. Conhecimento científico e transposição didática.

1.2. Atividade didática: planificação, execução e avaliação.

1.3. A didática da língua e da literatura: conceções, conteúdos, práticas.

1.4. O lugar da língua e da literatura em documentos normativos, manuais e outros materiais didáticos.

1.5. Cultura, história e estética: a multidisciplinaridade do texto literário.

1.6. O texto literário como objeto de língua: perspetivas de análise.

1.7. Unidades e materiais didáticos para o ensino da língua e da literatura.