Gramática do Português e Ensino
Objetivos
a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a gramática do português, considerando as suas diferentes vertentes;
b) Desenvolver competências de análise de fenómenos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e da semântica do português;
c) Identificar propriedades linguísticas e discursivas de diferentes atualizações textuais da língua;
d) Conhecer instrumentos teóricos e metodológicos adequados ao uso de materiais de referência (manuais, gramáticas e dicionários, entre outros) na prática do ensino do português língua materna;
e) Dominar técnicas para a conceção e elaboração de materiais de apoio à lecionação.
Caracterização geral
Código
722131084
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria do Céu Sernache Caetano Mocho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Brocardo, M. T. (2014) Tópicos de História da Língua Portuguesa. Lisboa:Colibri.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Kumaravadivelu, B. (2003) Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press.
Martins, A. M. / Carrilho, E. (2016) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin:De Gruyter.
Mateus, M. H. M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:Caminho.
Peres, J. / Móia, T. (1996) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa:Caminho.
Raposo, E. B. P. et al. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wetzels, W. L./ Menuzzi, S. / Costa, J. (2016) The Handbook of Portuguese Linguistics. Malden / Oxford: Wiley Blackwell.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em regime de seminário, pressupondo, portanto, a participação ativa dos mestrandos em todas as sessões e visando também incentivar a sua progressiva autonomização no desenvolvimento do trabalho pessoal (recolha bibliográfica, produção de análises críticas, formulação de problemas e apresentação de propostas para a respetiva resolução, etc.).
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
participação nas sessões de seminário, nomeadamente com apresentação e discussão de textos e tópicos do programa e realização autónoma de exercícios práticos(30%), trabalho escrito individual, incluindo a respetiva apresentação oral(70%)
Conteúdo
1. O ensino da gramática: porquê estudar / ensinar gramática? Diferentes tipos de gramáticas.
2. O oral e o escrito: transcrição do oral; critérios da ortografia portuguesa.
3. O sistema fonológico do português europeu; processos fonológicos.
4. Flexão nominal e flexão verbal; processos de formação de palavras (derivação e composição).
5. Aspetos sintáticos e semânticos: classes de palavras; constituintes da frase e funções sintáticas; frases simples e frases complexas; construção da referência e expressões nominais; marcação de tempo, aspeto e modalidade.
6. Língua, variação e norma(s): parâmetros de variação; questões de normalização.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: