Aquisição e Perturbações da Linguagem
Objetivos
a) Aprofundar conhecimentos sobre modelos teóricos de aquisição e propriedades do desenvolvimento linguístico em diferentes componentes da gramática;
b) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como os dados de desenvolvimento linguístico (típico e atípico) fornecem evidência para a modularidade do sistema gramatical e para a discussão de hipóteses teóricas sobre o funcionamento da linguagem;
c) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como as hipóteses teóricas em linguística permitem uma melhor caracterização de perturbações da linguagem;
d) Desenvolver a capacidade de comparar a aquisição de diferentes estruturas em diferentes línguas e em diferentes populações, identificando processos comuns e diferenciados no desenvolvimento linguístico;
e) Identificar perturbações do desenvolvimento linguístico e marcadores clínicos de perturbações da linguagem na criança.
Caracterização geral
Código
722131101
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
- Bishop, D. & L. Leonard (eds.) 2000. Speech and Language Impairments in Children. Causes, Characteristics, Intervention and Outcome. London/New York: Psychology Press;
- Fletcher, P. & B. MacWhinney (eds.) 1995. The Handbook of Child Language. Cambridge: Blackwell Publishers;
- Freitas, M. J. & A.L. Santos, orgs. 2017. A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences. Berlim: Language Science Press. http://langsci-press.org/catalog/book/160;
- Goodluck, H. 1991. Language Acquisition. A Linguistic Introduction. Oxford/Cambridge: Blackwell;
- Guasti, M.T. 2017. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press, 2ª edição;
- Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press;
- Lust, B & C. Foley (eds.). 2004. First Language Acquisition. The Essential Readings. Blackwell Publishing;
- Schwartz, R.G. (ed.) 2009. Handbook
Método de ensino
As aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática, com aulas expositivas, sessões de análise de produções infantis e discussão de artigos científicos.
Método de avaliação
Análise de produções de crianças (40%), Um exercício com questões para reflexão(30%), Uma ficha de leitura de um artigo científico(30%)
Conteúdo
Serão explorados diferentes tópicos relativos à aquisição da linguagem, contrastando desenvolvimento típico e atípico. Os tópicos incluem:
1. Revisão dos principais modelos teóricos de aquisição da linguagem e a forma como consideram o papel do input e de mecanismos internos ao indivíduo;
2. Identificação de etapas de desenvolvimento típico em diferentes componentes da gramática (fonológica, morfológica, sintática e semântico-pragmática);
3. Perturbações da linguagem na criança:
3.1. Tipologia;
3.2. Caracterização de Perturbação Específica da Linguagem;
3.3. Possíveis marcadores clínicos de perturbações da linguagem e diferenças interlinguísticas;
3.4. Desenvolvimento modular das diferentes componentes e seletividade das estruturas afetadas;
3.5. Comparação da aquisição de estruturas específicas em diferentes populações (PEL, perturbações do espectro do autismo, síndrome de Down), nos domínios da morfossintaxe e da pragmática.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: