Área de Especialização de Alemão
Objetivos educativos
-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
-Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
-Adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Caracterização geral
Código DGES
8602
Ciclo
Área de especialização
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Coordenador
Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos
Data de abertura
2020-09-28
Número máximo de admissões
20
Propinas
1200 Euros/ano
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Português e Inglês; Francês, Alemão ou Espanhol, conforme a área de especialização.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competencias:
a) Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
b) Compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
c) Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
d) Adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
e) Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
f) Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
g) Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Este percurso é um perfil de
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; - ser detentor de formação na respetiva área de docência, conforme o estipulado no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatórias | ||
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Código | Nome | ECTS |
722160022 | Didática do Inglês I | 10.0 |
722160023 | Didática do Inglês II | 5.0 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 5.0 |
722171257 | Psicologia Educacional | 10.0 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares | 5.0 |
Opções Condicionadas a) | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722121051 | Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos | 10.0 |
722121033 | Estudos Literários Ingleses | 10.0 |
722121052 | Identidades Culturais Britânicas | 10.0 |
722121050 | Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana | 10.0 |
722160026 | Inglês C2 | 10.0 |
722121049 | Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses | 10.0 |
722121053 | Representações Americanas:Identidade, Cultura e Artes | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 10 |