Identidades Culturais Britânicas
Objetivos
a) Adquirir/desenvolver conhecimentos sobre neovitorianismo, revivalismos e novas utopias nos séculos XX-XXI;
b) Redescobrir paradigmas dos Estudos Vitorianos nas áreas da sociedade, política, economia, arte e estética;
c) Debater (des)construções identitárias de posse e de apropriação do passado sob uma perspectiva neovitoriana;
d) Utilizar um corpus variado de registos textuais e visuais de modo a possibilitar a problematização metacultural e a articulação dos Estudos Neovitorianos com os Estudos sobre a Utopia;
e) Realizar leituras/recensões críticas e pesquisas temáticas e bibliográficas relevantes na área dos Estudos Culturais, dos Estudos Neovitorianos e dos Estudos sobre a Utopia;
f) Elaborar um trabalho de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos.
Caracterização geral
Código
722121052
Créditos
10.0
Professor responsável
Iolanda Cristina de Freitas Ramos
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Arias, R. & Pulham P. (Eds.) (2010). Haunting and Spectrality in Neo-Victorian Fiction: Possessing the Past. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Boehm-Schnitker, N. & Gruss S. (Eds.) (2014). Neo-Victorian Literature and Culture: Immersions and Revisitations. London and New York: Routledge.
Heilman, A. & Llewellyn, M. (2010). Neo-Victorianism: The Victorians in the Twenty-First Century, 1999-2009. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Kucich, J. & Sadoff, D. F. (Eds.) (2000). Victorian Afterlife: Postmodern Culture Rewrites the Nineteenth Century. Minneapolis and London: University of Minnesota Press.
Sargent, L. T. (2010). Utopianism: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Vandermeer, J. (2011). The Steampunk Bible. New York: Abrams Image.
Método de ensino
Exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interactiva, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras/recensões críticas e/ou das pesquisas temáticas e bibliográficas conducentes à elaboração de um trabalho final de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Neovitorianismo, Revivalismos e Novas Utopias (Séculos XX-XXI):
1. Temporalidades culturais: considerações conceptuais e metodológicas.
2. Retrofilia e neovitorianismo: práticas de intertextualidade e apropriações culturais do passado.
2.1. (Des)construções identitárias e o paradigma do Império.
2.2. Cultura material e iconografia imperial.
2.3. Espiritualidade, mundo sobrenatural, entretenimento e submundo.
3. Retrofuturismo e utopismo: práticas culturais e representações estéticas.
3.1. A subversão da História: transtemporalidade, história(s) alternativa(s) e mundos paralelos.
3.2. Steampunk, subculturas e contraculturas.
3.3. Ciência, ecologia e pensamento utópico.
4. Património cultural, pós-modernidade e globalização.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Área de Especialização de Alemão
- Área de Especialização de Espanhol
- Área de Especialização de Francês
- área de especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Área de Especialização em Inglês
- Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário