Didática do Inglês II

Objetivos

a) Conhecer e aprofundar um conjunto vasto de metodologias e abordagens no ensino da LE.
b) Desenvolver as competências linguístico-culturais numa perspectiva intercultural.
c) Desenvolver a análise e construção de materiais e tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica.
d) Aprofundar as finalidades formativas, sociais e de cidadania inerentes à educação em LE.
e) Desenvolver uma apreciação crítica da educação em LE e comunicação intercultural.
f) Participar em ligações com parceiros internacionais, incluindo visitas, intercâmbios ou ligações TIC.

Caracterização geral

Código

722160023

Créditos

5.0

Professor responsável

Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Barrett, M., Byram, M., Lázár, I., Mompoint-Gaillard, P. & Philippou, S. (2013). Developing Intercultural Competence through Education. Strasbourg: Council of Europe.
Byram, M. (2008). From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship: Essays and Reflections. Clevedon: Multilingual Matters.
Jackson, J. (Ed.) (2012). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. London: Routledge.
UNESCO (2013). Intercultural Competences – Conceptual and Operational Framework. Paris: UNESCO.
Beacco, J.-C., Byram, M., Cavalli, M., Coste, D., Cuenat, M.E., Goullier, F., & Pantheir, J. (2010). Guide for the Development and Implementation of Curricula for Plurilingual and Intercultural Education. Strasbourg: Council of Europe.

Método de ensino

As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

a) Abordagem comunicativa intercultural no ensino de Inglês Língua Estrangeira.
b) Componentes da competência intercultural.
c) Vocabulário conceptual: identidade, cultura, diálogo intercultural, competência, cidadania intercultural.
d) Princípios para a planificação dos componentes da CI.
e) Recursos, abordagens e actividades para o desenvolvimento da competência intercultural.
f) Avaliação de CI.
g) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.
h) O texto literário no ensino-aprendizagem da LE.
i) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
j) Técnicas e tarefas de observação.