Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês e Espanhol
Objetivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Caracterização geral
Código
722160040
Créditos
5.0
Professor responsável
Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N.A.
Bibliografia
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education.
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação de LE. Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas de investigação e da prática de ensino-aprendizagem da LE.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do capítulo de relatório.
Método de avaliação
Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem. Redacção fundamentada teoricamente de um capítulo do relatório analisando criticamente o processo de ensino-aprendizagem à luz dos pressupostos teóricos e dos resultados alcançados. É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.(100%)
Conteúdo
a) A atualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de línguas estrangeiras.
d) Objetivos e questões de investigação.
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
h) Avaliação da investigação em educação.