Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês e Espanhol
Objetivos
a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino da LE.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo orientador cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas de língua estrangeira as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
c) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
d) Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças, particularmente em termos das suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de língua estrangeira.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a atividade do professor de LE.
Caracterização geral
Código
722160048
Créditos
45.0
Professor responsável
Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 1260
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N.A.
Bibliografia
Alonso, E.; Castrillejo, V.A.; Orta, A. (2012). Soy profesor/a: aprender a enseñar. Vols 1 y 2. Madrid: Edelsa.
Bertocchini, P. and Costanzo, E. (2008). Manuel de formation pratique pour le professeur de FLE. Paris: CLE International.
Johnson, K. and Golombek, P. (2011). Research on Second Language Teacher Education. New York: Routledge.
Kelly, M. et al. (2004). European Profile for Language Teacher Education - A Frame of Reference. Council of Europe. Available at https://ec.europa.eu/education/
Kraler, C. and Schratz, M. (2008). Wissen Erwerben, Kompetenzen Entwickeln - Modelle zur Kompetenzorientierten Lehrerbildung. Münster: Waxmann.
Método de ensino
A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schön) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz a uma reflexão sobre a atividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.
A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da PES.
No documento Despacho N. 19/2018, de 15 de maio, são descritas as Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino – formação inicial de professores.
Método de avaliação
Defesa pública do Relatório da PES(50%), PES (Estágio anual na escola cooperante)(50%)
Conteúdo
a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática do currículo e programa de LE.
c) Planificação e lecionação de aulas e unidades de ensino.
d) A adaptação de abordagens de ensino da LE ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) A dimensão cultural e intercultural no ensino da língua estrangeira.
g) A educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem da LE.
h) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
l) Educação para a cidadania intercultural.
m) Redes internacionais de comunicação e intercâmbio.
n) O Portefólio Europeu de Línguas e a Autobiografia de Encontros Interculturais.
o) A construção ética da profissão docente.