Didática do Francês II

Objetivos

a) Conhecer e aprofundar um conjunto vasto de metodologias e abordagens no ensino da língua estrangeira (LE).
b) Desenvolver a análise e construção de materiais e tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica, articulando teoria e prática.
c) Desenvolver a capacidade em construir materiais pedagógicos adequados à heterogeneidade dos contextos educativos.
d) Desenvolver o uso da tecnologia digital no ensino/aprendizagem da LE na construção de materiais e na programação de projectos curriculares

Caracterização geral

Código

722160032

Créditos

5.0

Professor responsável

Christina Philomène Léa Marie-José Dechamps

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

BARBOT, M.-J. et alii (2009). Dispositifs médiatisés en langues et
accompagnement-tutorat. Villeneuve-d’Ascq: éd. Université Lille
BEACCO, J.C. (2007). L’approche par compétences dans l’enseignement des
langues. Paris: Didier, coll. « Langues et didactique »
Conseil de l’Europe (2000). Cadre Européen Commun de Référence pour les
langues. Paris: Didier
[http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Framework_fr.pdf ]
CORDINA, D. et alii (2018). Pratiques et projets numériques en classe de FLE.
Paris: Clé International
CUQ, J.P. et alii (2017). Cours de didactique du français langue étrangère et
seconde. Grenoble: PUG
EID, C. et alii (2019). La classe inversée. Paris: Clé International.
LIONS-OLIVIERI, M.-L. (2011). L’approche actionnelle dans l’enseignement
des langues. Paris: éd. Maison des Langues
OLLIVIER, C. et alii (2011). Le web 2.0 en classe de langue. Paris: éd. Maison
des Langues

Método de ensino

As sessões serão de natureza teórico-prática e incluem exposição,
demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os
temas e conteúdos abordados. Privilegiar-se-á a aplicação prática da teoria, a
interacção e a participação activa dos estudantes individualmente e em grupo,
nomeadamente na construção de materiais pedagógicos digitais a reunir,
organizar e disponibilizar numa plataforma online criada para o efeito.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

a) Leitura crítica de textos teóricos, no que concerne, nomeadamente, à aprendizagem por tarefas (perspective actionnelle) e o uso da tecnologia digital no ensino/aprendizagem da língua estrangeira (web 1.0 vs web 2.0, ferramentas online síncronas e assíncronas, aprendizagem formal vs aprendizagem informal, etc)
b) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
c) Análise crítica de manuais.
d) Análise crítica de ferramentas digitais utilizadas no contexto do ensino/aprendizagem da LE (blogues, wikis, redes sociais, plataformas educativas, aplicações digitais diversas)
e) Princípios para a planificação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: