Realização Cinematográfica

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

722011077

Créditos

10.0

Professor responsável

João Mário Lourenço Bagão Grilo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

ARIJON, Daniel, Grammar of the film language, Los Angeles, Silman-James Press, 1982;
BRESSON, Robert, Notes sur le cinématographe, Paris: Gallimard, 1972;
KATZ, Steven, Film directing. Shot by Shot. Visualizing from concept to screen, Los Angeles: Michael Wiese, 1993;
GEUENS, Jean Pierre, Film Production Theory, Albany, SUNY Press, 2000;
GIBBS, John, Mise en scene. Film Style and Interpretation, Londres, Wallflower, 2003;
SCHRADER, Paul, Transcendental style in film, Ozu, Bresson, Dreyer, New York: Da Capo Press, 1972

Método de ensino

Método de ensino teórico-prático. A exposição das matérias da disciplina recorrerá a cruzamentos entre a teoria e a história das práticas da realização no cinema, procurando-se uma ilustração efectiva, através de exemplos fílmicos relevantes, dos conteúdos conceptuais do programa.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina centra-se na elaboração de um projecto individual de realização cinematográfica e na análise de um exemplo fílmico relevante. É solicitado aos alunos um trabalho escrito individual com cerca de 10 páginas e um ensaio filmado individual com cerca de 5.(100%)

Conteúdo

I - A utopia da linguagem cinematográfica.
Principais características e operadores.
A linguagem do cinema como um sistema de comunicação audio-visual. Plano e pontuação. A continuidade fílmica e a sintaxe cinematográfica. Omnipresença e função da montagem
II - Os elementos do cinema e a experiência da realização.
As principais estruturas cinematográficas. O princípio do triângulo e as suas implicações técnicas. A disciplina do “plano principal. Câmara e movimento. A multiplicidade dos ângulos.
III - O cinema e o estilo.
A realização e o autor. A relação entre cinema e filme. Analítica da obra e unicidade do estilo. Exemplos: Godard, Bresson. A transcendência do estilo.
IV - Prática da realização
As fases do trabalho do filme: preparação, rodagem, montagem, pós-produção. O trabalho de equipa. Projectar em realização. Modelos e sistemas de planificação. A determinação do mapa de trabalho.
Casos práticos.