Políticas e Estratégias do Audiovisual: A Migração para o Digital
Objetivos
Aquisição de competências específicas de informação, conhecimento e capacidade de compreensão da mudança de paradigma. Desenvolvimento de competências analíticas no quadro das questões estruturantes no domínio da convergência no contexto da migração para o digital. Capacidade de desenvolvimento de investigação fundamental e aplicada no campo dos sistemas e estratégias discursivas, jurídico-políticas, tecnológicas e industriais do modelo emergente de convergência e de migração dos media, sobretudo do audiovisual para os novos media e o digital.
Caracterização geral
Código
722011104
Créditos
10.0
Professor responsável
Francisco Rui Nunes Cádima
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
BURGESS, Jean e GREEN, Joshua (2009), YouTube e a Revolução Digital, S. Paulo: Alpha.
CÁDIMA F. Rui (2011), A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa: Media XXI.
CHADWICK, Andrew (2007), Internet Politics: States, Citizens, and New Communication, Oxford University Press.
HINDMAN, Matthew (2009) The Myth of Digital Democracy. New Jersey: Princeton University Press.
JENKINS, Henry (2006), Convergence culture : where old and new media collide. New York : New York University Press.
PRIOR, Markus (2007), Post-Broadcast Democracy. How Media Choice Increases Inequality in Political Involvement and Polarizes Elections. NY: Cambridge University Press
Método de ensino
O método de ensino aborda a transição de paradigma numa perspectiva analítica e reflexiva, enquadrada pelas ciências da comunicação. Problematiza contextos e tendências da migração para o digital no âmbito dos conteúdos programáticos do seminário. As práticas integram a participação dos mestrandos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais do seminário (proporção estimada em 50% para práticas, 50% para teóricas).
A avaliação do seminário faz-se através de uma articulação entre o sistema de avaliação formal e a avaliação contínua, centrada esta, designadamente, na participação dos alunos e nos seus trabalhos individuais, genericamente sobre temas, autores e textos de apoio sobre os conteúdos fundamentais do seminário expressos no programa.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Do campo dos media para o universo pós-mediático. Fragmentação do modelo audiovisual, multiplicidade da oferta, hiperfragmentação. Lições das políticas audiovisuais europeias: da revisão da Directiva no contexto da migração para o digital. O quadro pós-televisivo: inclusão, acessibilidade, privacidade e neutralidade da rede. Problematização do conceito de pluralismo/concentração no contexto da migração para o digital. Media e cultura participativa: ao encontro de uma nova experiência da cidadania. Novas narrativas, \"produsers\" e interactividade: teoria e prática. Novas convergências digitais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: