Fotografia e Cinema
Objetivos
1) Compreender as ontologias da fotografia e do cinema e as suas mutações ao longo dos séculos xx e xxi;
2) Compreender e reflectir sobre um conjunto de conceitos para a abordagem dessas ontologias, tendo como base textos clássicos e contemporâneos;
3) Identificar as consequências emergentes do uso do digital na fotografia e no cinema nomeadamente no acesso a arquivos, found footage, ou outra documentação;
4) Compreender o efeito da utilização da fotografia no cinema e do cinematismo na fotografia em diferentes géneros;
5) Reflectir sobre a presença massiva da fotografia e do cinema na arte contemporânea desde o final dos anos 80 a partir desta abordagem conceptual.
Caracterização geral
Código
722011133
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável,
Bibliografia
1. Henning, Michelle. “The Floating Face of Greta Garbo”. 2017. Photographies, 10:2, 157-178, DOI: 10.1080/17540763.2016.1266691
2. Jacobs, Steve & Lisa Colpaert. 2014. The Dark Galleries. A Museum Portraits in film Noir, Gothic melodramas, and Ghost Stories of the 1940s and 1950s. Gent: AraMER.
3. Campany, David. 2008. Photography and Cinema. Londres: reacktion Books.
4. Gunning, Tom. “What’s the Point of an Index? or, Faking Photographs.” In Still Moving: Between Cinema and Photography. Eds. Karen Beckman and Jean Ma, 23–41. Durham, NC: Duke University Press, 2008.
5. Barthes, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980
Método de ensino
Método interactivo: exposição e diálogo sobre textos e imagens.
Método de avaliação
Apresentação e ensaio(100%)
Conteúdo
O seminário gravita em torno do desenvolviemnto de alguns conceitos e temas chave, que atravessam ambos os media, fotografia e cinema. Através deles pretende-se problematizar as suas mutações ao longo de quase dois séculos, bem como analisar algumas das questões contemporâneas que convocam ambos os media no campo da arte contemporânea, no cinema e na fotografia. Por outro lado, pretende-se com o seminário compreender a forma como os dois media se miscigenam, sobretudo num contexto pós-digital.
1. Animismo
2. Ausência
3. Indexicalidade
4. Documento
5. Fantasmagoria
6. Transparência
7. Pausa
8. Fotogenia
9. Retrato
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: