Fotografia e Cinema

Objetivos

1) Compreender as ontologias da fotografia e do cinema e as suas mutações ao longo dos séculos xx e xxi;

2) Compreender e reflectir sobre um conjunto de conceitos para a abordagem dessas ontologias, tendo como base textos clássicos e contemporâneos;

3) Identificar as consequências emergentes do uso do digital na fotografia e no cinema nomeadamente no acesso a arquivos, found footage, ou outra documentação;

4) Compreender o efeito da utilização da fotografia no cinema e do cinematismo na fotografia em diferentes géneros;

5) Reflectir sobre a presença massiva da fotografia e do cinema na arte contemporânea desde o final dos anos 80 a partir desta abordagem conceptual.

Caracterização geral

Código

722011133

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável,

Bibliografia

1. Henning, Michelle. “The Floating Face of Greta Garbo”. 2017. Photographies, 10:2, 157-178, DOI: 10.1080/17540763.2016.1266691 

2. Jacobs, Steve & Lisa Colpaert. 2014. The Dark Galleries. A Museum Portraits in film Noir, Gothic melodramas, and Ghost Stories of the 1940s and 1950s. Gent: AraMER.

3. Campany, David. 2008. Photography and Cinema. Londres: reacktion Books.

4. Gunning, Tom. “What’s the Point of an Index? or, Faking Photographs.” In Still Moving: Between Cinema and Photography. Eds. Karen Beckman and Jean Ma, 23–41. Durham, NC: Duke University Press, 2008.

5. Barthes, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980

Método de ensino

Método interactivo: exposição e diálogo sobre textos e imagens.

Método de avaliação

Apresentação e ensaio(100%)

Conteúdo

O seminário gravita em torno do desenvolviemnto de alguns conceitos e temas chave, que atravessam ambos os media, fotografia e cinema. Através deles pretende-se problematizar as suas mutações ao longo de quase dois séculos, bem como analisar algumas das questões contemporâneas que convocam ambos os media no campo da arte contemporânea, no cinema e na fotografia. Por outro lado, pretende-se com o seminário compreender a forma como os dois media se miscigenam, sobretudo num contexto pós-digital.

1.            Animismo

2.            Ausência

3.            Indexicalidade

4.            Documento

5.            Fantasmagoria

6.            Transparência

7.            Pausa

8.            Fotogenia

9.            Retrato