O Corpo e o Espaço nas Artes Contemporâneas
Objetivos
1) Problematizar as artes contemporâneas mobilizando saberes teóricos e históricos, bem como estudos de caso e leitura escritos de artistas ou críticos relevantes
2) Inscrever criticamente as práticas artísticas contemporâneas relativamente às dimensões culturais, económicas e políticas da experiência actual
3) Exercitar metodologias várias para a interpretação de obras ou artistas contemporâneos
Caracterização geral
Código
722011068
Créditos
10.0
Professor responsável
José Augusto Nunes Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Hal Foster, Rosalind Krauss, Yve-Alain Bois & Benjamin H. D. Buchloh (orgs), Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism, Londres, Thames & Hudson, 2005.
Gill Perry & Paul Wood (orgs.), Themes in Contemporary Art (Art of the 20th Century), Yale University Press, 2004.
Peter Howard Selz & Kristine Stiles (orgs),Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists´ Writings, Berkeley, University of California Press, 1996.
Jean Robertson & Craig McDaniel, Themes Of Contemporary Art: Visual Art After 1980, Oxford, Oxford University Press, 2004.
Martha Buskirk, The Contingent Object of Contemporary Art, Mass., MIT, 2005.
Método de ensino
Incentivo à leitura prévia, por parte dos estudantes, dos textos de apoio conduz a um primeiro
contacto com os respetivos conteúdos, permitindo assim que, nas aulas presenciais, estes sejam aprofundados através duma discussão tendencialmente entre pares e potenciando, num primeiro nível, a aquisição autónoma (ainda que orientada pelo docente) de conhecimentos e a sua exposição oral.
Elaboração de um trabalho escrito final (sujeito a uma primeira aprovação do respetivo projeto) e a sua apresentação em estado ainda não final através de uma exposição oral.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
A disponibilizar brevemente
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: